domingo, 26 de abril de 2015

Partido da Renovação social (PRS) homenageia Kumba Yalá,antigo presidente da Guiné-Bissau, com toca-choro

Os dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido da Renovação social dirigem-se para Pkon, no norte de Bissau, para participarem no toca-choro, ritual de evocação à figura do presidente guineense, Kumba Yalá.

É seguramente o acontecimento étnico cultural mais importante da Guiné-Bissau, o toca-choro, ritual de evocação a figura do defunto presidente guineense, Kumba Yalá, na sua aldeia natal, Pkon, a cerca de 80 quilómetros a norte de Bissau.

Todos os dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido da Renovação social (PRS), fundado por Kumba Yalá, dirigem-se para Pkon desde sexta-feira. Estarão la ate amanha, domingo, numa manifestação de respeito para com a memoria do carismático dirigente político que morreu de doença súbita no dia 04 de Abril de 2014, contava 61 anos.

No melhor da tradição balanta, a etnia de Kumba Yalá, todos terão que sacrificar um animal, de preferência uma vaca ou um boi, para mostrar ao espírito do falecido líder que o amor ‘e eterno mesmo com a sua morte. O acontecimento acaba por ser também político pois «e nestas ocasiões que os atuais dirigentes do PRS poderão saber quem de facto foi apaniguado de Kumba Iala e quem ainda se mantêm nas hostes do partido por ele fundado.

A cerimónia acaba por ser um acontecimento nacional pois espera-se que os dirigentes de outros partidos ai compareçam para assistirem ao ritual. O PRS criou uma comissão para tratar da cerimónia. Desde segunda-feira que centenas de veículos carregados de pessoas se estão a dirigir para a pequena aldeia de Pkon para o toca-choro de Kumba Iala que «e, por estes dias, o tema de todas as conversa.

3 comentários :

  1. Rui Landim A Minha singela homenagem ao intelectual,politico, Presidente da Republica da GB" le plus bien elu " com 72% dos votos dos guineeenses, mas que infelizmente, teve que fazer face, sem sucesso, a dura realidade de exrcicio do poder..com os resultados que todos conhecem...Que a sua alma descanse em paz!

    ResponderEliminar
  2. Filomeno Pina Paz a sua alma, eterno descanso e Glória... Djarama. Filomeno Pina.

    ResponderEliminar
  3. Paz a sua alma. Revolucionario que ao implementar o projecto de sociedade (PRS) ele,queria libertar os oprimidos do vicio e das injustiças.
    "Ha coisas tão preciosas, tão verdeiras que por elas vale a pena morrer. Se um homem não encontrou as coisas pelas quais esta disposto a morrer, ele não esta' apto a viver" Luther king.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.