sexta-feira, 1 de maio de 2015

O presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, pretende apresentar aos deputados uma proposta para erigir estátua do ex-Presidente Nino Vieira

O presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, vai apresentar aos deputados uma proposta para que seja erigida na capital uma estátua do ex-Presidente Nino Vieira, anunciou o próprio à agência Lusa.

Segundo referiu, a obra conta com o apoio de Cuba, país de onde Cipriano Cassamá regressou na última semana, após uma visita de trabalho de sete dias.

Nino Vieira foi assassinado no dia 02 de marco de 2009, na sua residência particular, em Bissau, por homens armados, em circunstâncias nunca apuradas pela Justiça.

Foi Presidente da Guiné-Bissau durante cerca de duas décadas, em duas ocasiões diferentes, durante e após a era do partido único (PAIGC).

O monumento pretende ser uma homenagem da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento guineense) a Nino Vieira que foi, também, o seu primeiro presidente, e nessa qualidade o autor do discurso da proclamação da independência unilateral da Guiné-Bissau, em 1973.

João Bernardo Vieira é igualmente "um dos líderes incontestáveis" da luta pela autodeterminação do povo guineense, reforçou Cipriano Cassamá.

A homenagem "aos símbolos do Estado guineense revela-se importante na construção do presente" do país e na "edificação do futuro", justificou o presidente da ANP.

"Queremos que o passado fale", para que se reconheça o "papel importante" de Nino Vieira na edificação da Nação, acrescentou.

"É uma homenagem que deve colher o consenso de todos os deputados da Nação pelo papel desempenhado por esta importante figura nacional que foi também um deputado", declarou Cipriano Cassamá.

A sessão parlamentar em que o assunto será submetido a discussão e votação ainda não tem data marcada.


//Lusa

18 comentários :

  1. Meus irmãos isso é um insulto não so para as familias que foram destruidas pelos assasinatos cometidos durante a líderança de Nino Vieira, como tambem a uma nação que sofre até hoje os efeitos de anos de corrupção, negligência e imcompetência governamental face às necessidades do nosso povo.
    Lutar para independência e passar a vida toda a matar, roubar desrespeitar o povo que jurou protester.
    Perdoar sim , glorificar alguem que fez mais mal do que bem durante todo o seu mandato , Isso não.
    Glorifiquem aqueles que realmente deram sangue suor e lágrimas pelo país, e sem nunca tirar vantagem ou sequer serem mencionados e viveram na honestidade e humildade.
    Deixemos a ignorância e valorizem a verdade.
    Já agora ponham uma estátua do Hitler também começou como heroi e todos sabemos como acabou.

    ResponderEliminar
  2. Com todo respeito, pelo general de divisão senhor joão bernardo vieira ( nino). Por mim, ele não merece uma estatua pelo que fez, mandou matar os seus colegas de armas e toma conta das mulheres dos seus melhores amigo. O ditador não merece nada. O senhor presidente de parlamento guineense era o seu criado de mandado, por isso, quer homenagear o seu patrão. Eu espero os deputados votem contra essa absurda e estúpida proposta.

    ResponderEliminar
  3. Silvio Amarante Gomes VAMOS TER MEMORIAL DUM HOMEM QUE DIRIGIO O PAIS COM MAOS SUJAS DE SANQUE? UM HOMEM QUE AO LONGO DOS 30 ANOS QUE DIRIGIO O PAIS, FICOU SE QUR UMA UNICA OBRA SUA/INFRASTRUCTURA? QUE MANDOU FUGILAR SEU COMPANHEIRO DA LUTA? QUE MANDOU VIR TROPAS ESTRANGEIROS AO PAIS EM SUA DEFESA, PORQUE TODOS OS OFICIAIS E SOLDADOS O ABANDONANAM? POUCA VERGONHA TEM LIMITE.

    ResponderEliminar
  4. Silvio Amarante Gomes TEM TANTOS OUTROS VALENTES COMBATENTES QUE TOMBARAM NA FRENTE DA LUTA, MAS QUE NINGUEM SE QUER FALA DELES. E AI, TARAO OU NO TAMBEM SEUS MONUMENTOS ERGUIDOS NA PRACA PUBLICA???

    ResponderEliminar
  5. Um dos acontecimentos políticos que envolveu a opinião pública nacional guineense e internacional nos anos 1985 e 1986, foi o dito “ O Caso 17 de Outubro”, no decorrer do qual 12 pessoas acusadas de fomentar um golpe de Estado na Guiné-Bissau, foram condenadas à morte e 6 acabaram por ser executadas. 23 anos depois, e embora conscientes da extrema
    fragilidade em que o país navega de novo, por força das razões ligadas à ética e em resposta às necessidades da História, achamos oportuno levantar o véu à volta do acontecimento, no intuito de não o deixar cair no opróbio do silêncio.
    “ O Caso 17 de Outubro” 1 Segundo extractos noticiosos devidamente verificados pelo autor 2 20.11.85, in « Diário de Lisboa » - « O Conselho de Estado da Guiné-Bissau formalizou a demissão de Paulo Correia das funções de primeiro Vice-Presidente daquele orgão institucional (…) … Paulo Correia foi exonerado daquele cargo e também de ministro da Justiça e do Poder Local. (…) O Conselho de Estado confirma que Paulo Correia estava envolvido na fracassada tentativa de golpe de Estado de há duas semanas para depor o Presidente « Nino » Vieira. »
    25.11.85, in Diário Popular » - « Os conspiradores liderados por Paulo Correia
    tentaram desencadear por três vezes um golpe de Estado na Guiné-Bissau, segundo uma confissão do ex-Chefe do Departamento de Transmissões do Exército, Major Sana Fuma, divulgada pela rádio local. (…) »
    Dezembro 85, in « Africa Hoje » n° 7 – Nino Vieira no Comício comemorativo do
    movimento 14 de Novembro, Praça dos Heróis Nacionais: «Dizem que o Nino é sentimental, que tem coração mole, que não sabe nada. Mas o Nino não é mole, camaradas, é rijo que nem ferro. (…) Nino vai ser duro contra quem seja oportunista, tribalista ou corrupto, contra quem infrinja a lei e, se for preciso, julgam-se os criminosos em tribunal e fuzilam-se.»
    02.12.85, in “Notícias”: Nino Vieira à população de Cacine, região de Tombali: “ Não foi o povo balanta que tentou derrubar Nino. Quem tentou foi um grupinho que queria o poder, mas o poder só pode ser dado pelo povo.”

    http://www.didinho.org/DeverdaMemoria.pdf

    ResponderEliminar
  6. Felisberto Indequem Nhode Minha nação com graça de cachorro vira lata sem consolidar a politica social.O porque dessa estatua? o que lhe motivou com essa ideia? O país sofreu nas mãos deste cara por muitos anos e agora aparece mais um para desestabilizar a nova visão da politica social- democrata. Tenha dor Cassama!

    ResponderEliminar
  7. Escritor Marcelo Aratum Em particular, eu acho que seria "legal". Mas, isso daria motivo a "erigir" várias estátuas nas nossas praças. Porque se a estátua desse homem tem um fundamento para ser feita, porque dos outros não? Geralmente, a estátua de uma pessoa, simboliza o reconhecimento da boa imagem que essa pessoa construiu em vida e na sociedade, na qual vivia. Então, a estátua do Nino Vieira deveu-se à sua valentia nas linhas de frente. Será que os outros não merecem esse reconhecimento? Os outros? Sim. Principalmente, no que se refere à democratização do país, no qual ele governava muito bem, isto é, crescimento do país, na época, estava fora do comum. Ou não existe uma figura exemplar e inesquecível na democratização da Guine-Bissau????? Acredito que essa proposta terá um bom debate entre a oposição e os braços direito do antigo general João Bernardo Vieira Nino. E com a participação popular.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia a todos os ditos guineenses e nao sei se são? Quem nao conhece a nossa historia da patria. Um verdadeiro homem é avaliada pelo seu valor e nao pela injustiça dos injustiçados. O nome indica quer ou nao é Kabi........foi considerado um dos combatente valente e talentoso na luta de liberaçao da naçao e com capacidade de ler em voz alta o decreto da proclamaçao, o mais esperado ao povo no entao do sofrimento de uma naçao. Foi presidente da Assembleia Nacional Populalar e Presidente da Republica na época de partido unico e aceitou com toda a sua humildade e carisma a implantaçao da demogracia e voltou a dirigir o pais. Olha os que querem entender, na guiné bissau sabemos quem sao assassinos que lança a pedra e esconde as maes...........

    ResponderEliminar
  9. Antonio Martins NINO VIEIRA,FUE ASSESINADO COBARDEMENTE POR PERSONAS CON NOMBRES E CARAS PERO,NADA Y NADIE SE ATREVE A PONER LOS NOMBRES Y LAS CARAS DE ESAS PERSONAS COBARDES.ESO,ES LO QUE PASA.AHY EN GUINÉ,TODO EL MUNDO HABLA,HABLAN Y SABEN,PERO NADIE TIENE LOS COJONES DE DECIR LA O LAS VERDADES.
    Nino vieira, foi assesinado cobardemente por pessoas com nomes e caras mas, nada e ninguém se atreve a pôr os nomes e as caras dessas pessoas cobardes. Isso é o que se passa. Ahy na guiné, todo o mundo fala, falam, e sabem, mas ninguém tem os cojones de dizer a ou as verdades.

    ResponderEliminar
  10. Victor Abilio Fonseca Nhaga Sr Cassama usted debería tener y dar prioridad hacer una nueva constitución y las layes un país sin leyes es muy complicado gobernar el país, y a continuación proceder con la investigación para esclarecer todos los crímenes que han sido cometido en Guine-Bissau
    Senhor cassama o senhor deveria ter e dar prioridade fazer uma nova constituição e as leis de um país sem leis é muito complicado governar o país, e em seguida proceder com a investigação para esclarecer todos os crimes que foram cometidos em guine-bissau

    ResponderEliminar
  11. O SR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DEVE ESTAR A SOFRE DE AMNÉSIA E NECESSITA DE REAVIVAR A MEMORIA ESTAS FAMÍLIAS ENLUTADAS AINDA ESPERAM A JUSTIÇA DIGO A JUSTIÇA SR PRESIDENTE CIPRIANO CASSAMA, ENCOMENDAR A ESTÁTUA DE NINO VIEIRA, SEM UM REFERENDO? O SR.DEVE ESTAR A BRINCAR COM SENTIMENTOS MILHARES E MILHARES DE VIÚVAS ÓRFÃOS,PAIS PRIMOS E AMIGOS.
    TRATA-SE DE UM ASSUNTO MUITO SÉRIO "ENTRE HERÓI E TIRANO "
    Rever algo de 14 de de Novembro em baixo.
    Seku Turé, foi o maior Pan africanista e arquitecto das independências africanas, acabou-se como o maior tirano africano no poder pendurando os opositores publicamente.
    MOVIMENTO REAJUSTADOR 14 DE NOVEMBRO POSITIVO OU NÃO É SEMPRE UM MARCO NA NOSSA HISTÓRIA
    O golpe de Estado chamado Movimento Reajustador, realizado 14 de Novembro 1980, tinha sido previsto para 16 de Novembro dia das FARP, por ser descoberto pela segurança do Estado sofreu de imediato alteração. Pois, a segurança do Estado tinha todas as informações só não foi frenado porque estava em causa o Comissário Principal/ comandante Nino Vieira.
    .....

    Por: Eduardo Monteiro

    ResponderEliminar
  12. A intervenção directo do A. Buscardini no dia 14 de Novembro em casa do João Bernardo Vieira, fez com que fosse antecipado para a própria noite ou sejam dois dias antes da data prevista.
    O Movimento Reajustador tinha como objectivo afastar Presidente Luís Cabral e os próximos nunca a ruptura que se deu a posteriori com o decorrer do golpe. Aparecimento em cena do Rafael Barbosa, Aristides Menezes e outros colocaram em causa o que estava preconizado. O maior imprevisto foi Rafael Barbosa ter feito o Primeiro discurso antes do General Nino Vieira, lendo um texto que nada tinha a ver com o itinerário e os objectivos estabelecidos pelo Movimento Reajustador como o próprio nome dizia. Sabemos que foram imediatamente afastados da cena, estes dois últimos tratados como impostores, as suas atitudes comprometera o cenário do golpe de Estado.
    No início não havia intenção de romper com Cabo Verde, até porque o Nino Vieira, no seu primeiro discurso reconhecia a autoridade de Aristides Pereira como Secretário-geral do PAIGC e convidou-o na qualidade do mesmo a deslocar-se à Bissau de imediato para resolução da contenda.
    Todavia, Aristides Pereira, concorda, mas os restantes dirigentes em Cabo Verde recusaram e propuseram a ilha de Sal, como alternativa receando o pior da parte do Movimento Reajustador foi recusado e deu-se a ruptura total.
    Grandes emoções, manifestações até proclamação dita a segunda Independência da Guiné-Bissau, contra cabo-verdianos e no computo geral contra os "burmedjos" mesmo os que nada tinha com cabo-verdianos .
    Aliás, de recordar que esta campanha foi de imediato estancada para evitar linchamentos e o pior, também, porque a maioria dos dirigentes do Movimento Reajustadores, eram casados com burmedjos ou cabo-verdianas. Comandante Manecas dos Santos, apesar de não fazer parte na genesi do golpe, foi chamado pelo Nino Vieira quando já tinha atravessado para Cumeré na companhia de malogrado João da Costa, este último acabou preso e Manecas feito homem de confiança do Nino Vieira pelas ligações de combate e homens de armas.
    Ora bem, desta descrição narrativa passamos aos factos de 14 de Novembro põem fim a um projecto de Estado e a implantação de um novo Estado politicamente “socialismo” a moda dos países que abertamente apoiaram a luta de libertação nacional, feito a mão de ferro até porque o sentimento do assassinato de A. Cabral, marcara as mentes dos dirigentes quanto ao conceito do inimigo onde a tolerância era zero.
    A verdade é que a primeira república politicamente cometeram muitas barbaridades, execuções sumárias, muitos apanhados a noite, imediatamente executados, em especial os que serviram os comandos africanos, situações dessas mesmo depois do golpe de Estado nada se avançou como esclarecimentos aos familiares enlutadas destas execuções.

    ...

    Por: Eduardo Monteiro

    ResponderEliminar
  13. No quadro económico, o novo Estado ou seja a primeira república tinha apesar de poucas experiências um plano estratégico a curto, médio e longo prazo. O Estado era dono e gestor de quase tudo. A corrupção que era o espelho dos países africanos recém independentes criou-se desde logo, uma estrutura ligada a segurança do Estado sob tutela directa de Sub-Comissário António Buscardini, atuando fortemente junto das instituições dando mostra de combater todos os desvios da coisa pública. As instituições eram pressionadas a realizarem balanços comerciais feitas as empresas públicas e outras. Todos os sectores conheciam projectos de desenvolvimento tais como: Bolama a pequena e famosa fabrica de sumos e computas em curso estava uma fabrica de bandas e de descasque de castanha de caju, Bissau uma cintura de pequenas industrias tais como Fabricas de plástico montagens de carros, Metalomecânica e outras.(fábrica de leite Blufo de enchidos ,de colchões, fabrica de camisas Bambi) Gabu, Fabrica cera e tratamento de mel, assim como Cilos para incentivos ao trabalho, conservação de produtos agrícolas. Bafatá, fábrica de telhas e tratamento de algodão. Também nos grandes centros das regiões foram erguidas centrais de grandes capacidades com apoio da União soviética, em Bafata, abastecia as duas regiões assim como em Oio, também foram colocados as mesmas centrais para o mesmo fim, em Bissau a nova central tinha sido iniciado nas zonas dita de “Cesar Medina” que com 14 de Novembro acabara por não ser concluída. Para não falar do projectos autoestrada transaccional estudos Porto de Buba etc.
    O grande complexo de Cumeré que para o tempo da existência do país e a nossa própria dimensão, era um gigante, aplaudidos por uns e criticados por outros, permitir-nos-ia transformar um serie de produtos agrícolas, obviamente, o incentivo a diversidade dos novos produtos agrícola, tendo um mercado nacional certo para o seu escoamento, mas tarde perspectiva-se a exportação. Com este projecto gigante para Guiné Bissau permitir-nos-ia evitar a exportação para o Senegal de uma série de produtos agrícola como matérias primas ao nosso vizinho, preparando o produto já acabados.
    Transportes conheceu uma resposta imediata com apoio da Suécia fornecendo-nos os autocarros urbanos e regionais " Empresa Silo Diata" Continente às Ilhas foi criada Rodo-fluvial com barcos como Cassaca " e outros garantiam ligações ilhas ao continente como incentivo a pesca , outros produtos e o turismo essencialmente, assim como, mais liberdade de circulação tirando as ilhas de total isolamento. Ora o país no plano económico conforme disse estimulava a produção, criando postos de trabalhos e outros mais.
    O sector das pescas conheceu o ponto alto com mais de 5 grandes empresas Semapesca, Guialp, com os russos e pescas artesanais em Bubaque etc.

    ...

    Por: Eduardo Monteiro

    ResponderEliminar
  14. Em jeito do Balanço a primeira república tinha um projecto de desenvolvimento, a cidade de Bissau tinha um plano director, Bissau 20 anos depois projectados com ajudas dos arquitectos estrangeiros e os nossos apesar de poucos na altura. Todos estes projectos incomodaram os Presidentes Guiné Conakri e do Senegal que não viram com bons olhos o complexo de Cumeré e a dinâmica imprimida rumo ao desenvolvimento. O Presidente Seku Turé estava no poder há muitos anos nada de concreto tinha feito para o desenvolvimento e o bem estar do seu povo, acabaram por respaldar o Golpe de Estado, assim como, a União Soviética que via com maus olhos a grande aproximação do Presidente da Luís Cabral aos países de norte da Europa e a Holanda, tendo estes últimos implementado uma serie de projectos de apoio ao desenvolvimento.
    Politicamente o Movimento Reajustador que condenara os assassinatos como atropelo aos Direitos Humanos, fuzilamentos arbitrários, nepotismo, a corrupção e ambição do poder do Presidente Luís Cabral nada conseguiu mudar.
    O poder do General João Bernardo Vieira, visto como um grande comandante e homem do povo conheceu rapidamente algumas discórdias entre seus pares, Comandante Paulo correia que tinha uma visão mais realista de desenvolvimento e já com um conceito mais aberto da sociedade se posso dizer já naquela altura estudante e as suas profundas amizades com jovens e académicos “ proto-democracia,” entrou em rota de colisão com o Nino Vieira e os demais, foi retirado como Ministro das Forças Armadas para o Ministério da agricultura, João Bernardo Vieira influenciado pelo Yafai Camara sem se aperceber foi distanciando dos valores proclamado a 14 de Novembro de 1980 e dos que melhor podiam o ajudar, itinerou-se para o poder absoluto ”chefe” como lhe chamavam.
    No campo económico, também o regime criado pelo 14 de Novembro de 1980,não conseguiu manter a dinâmica económica iniciada na primeira republica, acabaria por desmantelar sem concursos públicos, passagens arbitrárias para as mãos dos seus amigos, camaradas e os próximos do seu poder. Vendas das fábricas aos ministros, dirigentes políticos e amigos. As mesmas foram premeditadamente desvalorizadas e vendidas ao desbarato.
    Caso Cumeré maquinas vendidas e retiradas na calada da noite para o Senegal negócios de poucos entre poucos do poder de então.
    A retirada do Estado na economia de forma abrupta sem um estudo prévio, recomendações, as alternativas acauteladas culminou na macabra liberalização económica com as consequências gravosas.
    Pois, o país ainda hoje, recente deste devaneio e pesadas responsabilidades percorrendo até os dias de hoje como pesada herança aos actuais governantes que terão que as corrigir em particular o seu Primeiro-ministro, sendo que, as expectativas de boa governação é grande.
    O regime caracterizou-se o Estado do senhor todo-poderoso e um poder todo absoluto.
    Para terminar quanto aos crimes já falei de 17 de Outubro para além de tantos outros, este é o mais marcante do regime criado pelo Movimento Reajustador e espera-se incansavelmente que se faça justiça a todos os familiares para uma verdadeira reconciliação nacional.
    Por: Eduardo Monteiro

    ResponderEliminar
  15. O Cipriano Cassamá só está a atirar verde para recolher maduro. Ele sabe muito bem que os nossos deputados não aceitarão esta indecente proposta.

    ResponderEliminar
  16. Olha cassamanses,se não tens outra coisa adizer é melhor voltar pra cassamanse

    ResponderEliminar
  17. Porque e que nao vao por estatua de Titina Silla, Carlos Correia ou Viriato Pam? Cipriano nao vai preocupar em ensinar os seus deputados a falarem portugues e vem com a historia da estatua! Aquele dinheiro nao da para fazer outra coisa?????!!!!! Se um dia vier a sair como presidente da assembleia vai querer tambem uma estatua, DESDE O MOMENTO QUE O DINHEIRO VAI SAIR DO SALARIO DO CIPRIANO CASSAMA PARA FAZER A ESTATUA NAO TEM PROBLEMA

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.