quarta-feira, 27 de abril de 2016

Guiné-Bissau: Parlamento acusa oposição de querer chegar ao poder sem passar pelas urnas

O Parlamento da Guiné-Bissau acusou terça-feira o PRS, principal partido da oposição, e outras formações políticas de pretenderem assumir o poder sem ser por via das urnas.

Através de um comunicado, o Parlamento guineense respondeu a uma série de ataques por parte do Partido da Renovação Social (PRS) e de cerca de duas dezenas de partidos sem representação parlamentar.

Estes partidos acusam Cipriano Cassamá, presidente da Assembleia Nacional Popular  (ANP), de, entre outros,  pretender promover um golpe de Estado, visando assumir-se como chefe de Estado, o que, segundo dizem, poderia pass
ar pelo assassinato do Presidente guineense, José Mário Vaz.

O comunicado refere que Cipriano Cassamá foi eleito pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que venceu eleições legislativas de 2014 com maioria absoluta.

Assinado pelo assessor de imprensa do presidente da ANP, o referido comunicado ainda acusa o PRS e os sem assento parlamentar de estarem a promover "inverdades" no sentido de "afogar a Guiné-Bissau", com o recurso à comunicados.

"Tendo mergulhado o país há mais de oito meses numa profunda crise politica, eis que o Partido da Renovação Social (PRS) e mais alguns partidos sem expressão popular pretendem agora afogar a Guiné-Bissau com recurso a comunicados de imprensa repletos de deturpações e calúnias", lê-se no comunicado.

O Parlamento guineense diz que o seu líder, Cipriano Cassamá, não fez mais do que cumprir com o regimento do órgão antes de convocar uma sessão extraordinária, conforme sugeriu o chefe de Estado, José Mário Vaz - que discursou no hemiciclo há uma semana.

O PRS e os partidos sem representação parlamentar afirmam nos seus comunicados que Cipriano Cassamá está a tentar furtar-se à convocação de uma sessão extraordinária do Parlamento na qual será feita um debate de urgência sobre o estado do país.


No comunicado, a direcção do Parlamento salienta ainda que Cipriano Cassamá está a tentar encontrar uma solução de compromisso que possa viabilizar um acordo de incidência parlamentar sobre o qual possa ser formado um novo Governo para funcionar até ao término da actual legislatura, em 2018.

4 comentários :

  1. IMORALIDADE DA MESA DA ANP-GB

    Depois de tanta estupidez, brutalidade, ignorância, crimes oculares e por vezes ensurdecedor, cometidos pelo Grumete Cipriano Cassamá e o Fedorento Inácio Tchébém na ANP, durante esta Legislatura, ontem, o país assistiu mais uma vez, comunicados esboçados sob a égide destes dois parvos da ANP, tentando aos seus estilos, escamotear a veracidades dos factos ocorridos no país, nas últimas semanas, refutando assim, de todas as críticas das suas actuações erradas e infundadas, com as quais têm conduzido a nossa ANP.

    Assim, como Funcionário desta casa Magna do Povo (ANP), sinto-me revoltado com todas estas palhaçadas por isso, venho juntar a minha voz, aos outros cidadãos, para tentar tirar a nossa querida pátria sob garras desses Bandos corruptos e servidores de DSP. Na ANP, esclareço-vos que, a maioria dos funcionários afecto a esta instituição, não coadunam com as atitudes do Cipriano Cassamá mas, por causa do medo e perseguição no serviço, ficamos sem fazer uma reacção clara.

    ResponderEliminar
  2. CORRUPÇÃO:

    No início desta legislatura, tudo estava a correr bem mas, o Cipriano, guiado por seus interesses particulares, desencadeou uma serie de viagens nos diferentes pontos de país, alegando que estava a efectuar presidência aberta sem motivos – envolvendo na sua comitiva, um leque enorme de seguranças e protocolos, com intuito de sacar soma avultada nas contas de ANP, e que mais tarde reverte-as para os seus afazeres. Assim, o orçamento e os fundos de maneio da nossa ANP, evaporou (meados de Agosto-Setembro/2015) antes da data prevista.

    ResponderEliminar
  3. GOLPE AO PRESIDENTE DA REPUBLICA:

    Esta criatura singular de façanhas desmedida, deixou ser iludido pelo DSP, para o Cargo de Presidente da República, razão pelo qual, se uniram para tentar difamar e mais tarde, destituir o Presidente Jomav, através de um eventual assassinato do Presidente do Povo guineense (sobre este assunto, vou trazer na próxima intervenção, segredos dos seus primeiros contactos com o DSP).

    ResponderEliminar
  4. PERGUNTAS PERTINENTES:

    Nos últimos tempos, o Cipriano inviabilizou o discurso Sobre o estado da Nação, requerida pelo Presidente da Republica no dia 14, e no dia 24 indeferiu debate da urgência solicitada pelo Partido PRS – alegando que os procedimentos e normas regimentais, tinham que ser esgotados para depois convocar essas sessões!

    - Será que no dia que o DSP encomendou a maldita Sessão, donde os Deputados insultaram o Presidente da República durante 13 horas, os procedimentos e as reuniões desses 3 órgãos da ANP, tinham sido cumpridos na integra?

    Quase todos os funcionários da ANP, viram mais do que 8 dos 15 Deputados Falso do DSP sentados na mesma sala com os outros Deputados legais, apesar de +/- 7 desses ilegais é que estiveram nos espaços reservados aos convidados.

    -E porque razão o Cipriano não efectuou a marcação de presença, que é uma das praxes regimentais? Ou então, fé-lo intencionalmente para cumprir a promessa que fez com o seu Patrão, DSP.

    - O Acórdão n°1 / 15 de STJ que fez cair o Governo de Dr. Baciro Dja, foi cumprido sem objecções dos lesados e porquê, de tanta interpretações e desafios por parte deste Gafanhotos, quanto as decisões tomadas pelo STJ no seu Acórdão n°3 / 16 ?

    Ainda, eu presenciei o impedimento de entrada ao Senhor Nando Vaz – Presidente de um partido mas, permitiram entrada de várias pessoas ligado ao DSP, que não são deputados, onde é que este Chimpanzé(Cipriano) quer levar o nosso país? Para quando é vai haver uma verdadeira reconciliação entre os guineense, com a tamanha separação das classes e das pessoas?

    O povo não é burro, por isso mesmo, levantaram para levar avante as constatações do Senhor Presidente da República porque se não, a onda de corrupção, banditismo e sectarismo das classes instaurado pelo DSP no país, poderá descambar mais tarde em guerra civil.

    Tudo o que DSP, Cipriano, Inácio Tchébém e Carlos Correia têm feito, são actos passiveis de crimes por isso mesmo, o Procurador-Geral da República, deve começar a accionar mecanismos para a detenção destes bandidos até porque, prevaricação no exercícios de uma função, pode acarretar, destituição, prisão, etc, por parte de titulares dos cargos públicos.

    Por fim, e pelo o que sei, digo-vos que mesmo a Sessão Parlamentar marcada para o dia 3 de Maio, não vai ser concluída visto que, já está em marcha, a fabricação de cenários contraditórios para poder dar por encerrado esta Sessão Parlamentar.

    E se assim acontecer, os funcionários desta casa já decidiram que vão divulgar todos os segredos e documentos dos quais já possuem, para o conhecimento do povo. E ainda, vamos impedir o Cipriano Cassamá de ter acesso a seu Gabinete de uma vez para sempre.

    A PARTIR DO MÊS DE MAIO, OS FUNCIONÁRIOS DA ANP VÃO PÔR STOP NESSA PALHAÇADA.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.