quarta-feira, 27 de abril de 2016

Guiné-Bissau: PRS declara-se disponível para assumir governação do país, como segunda força mais votada na última eleição legislativa

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) disse segunda-feira que seu partido está disponível para assumir a governação da Guiné-Bissau.

Certório Biote revelou esta posição, numa conferência de imprensa, poucos minutos depois do término das reuniões da mesa da Assembleia Nacional Popular e da Cimeira dos Líderes, nas quais fora analisada a mensagem à Nação do Presidente da Republica, José Mário Vaz, proferida recentemente no parlamento, e a proposta de convocação ou não de uma sessão ordinária.

Segundo o jornal “O Democrata”, este dirigente político disse que o seu partido foi fundado, precisamente, com a finalidade de governar por isso não vai desprezar qualquer oportunidade de assumir o poder.

Durante o referido encontro com os média, o líder da bancada da maior formação política na oposição revelou que o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá indeferiu o requerimento entregue na passada sexta-feira, na qual o PRS solicitara a convocação duma sessão extraordinária para o dia 26 de Abril, para se debater o “Estado na Nação”.

Segundo Biote, o requerimento indeferido fora assinado por 55 deputados, num universo de 102 que compõem o hemiciclo guineense, o que, no seu entender, demonstra que o “PAIGC perdeu a maioria parlamentar que tinha antes’’.

O líder da bancada do PRS, diz desconfiar que a sessão prevista para o dia 3 de Maio próximo vai, mais uma vez, ser adiada com outros “argumentos ou desenhos” do PAIGC, para inviabilizar os trabalhos dos deputados.

Apela, por outro lado, ao cumprimento da decisão do Supremo Tribunal de Justiça que considerou inconstitucional a retirada de mandatos aos 15 deputados expulsos do PAIGC.


Certório Biote, disse que o seu partido está a trabalhar para iniciar o processo de destituição do presidente da ANP que acusa de “servir apenas agenda política e interesses do PAIGC".

1 comentário :

  1. A. Keita

    Mas assumir a governação como? Sem eleições, ato votivo do soberano e vitória eleitoral? Não, tem paciência. Estamos na DE-MO-CRA-CI-A! Para um partido assumir a governação, no mais seguro dos casos, tem que esperar por eleições legislativas, no caso que saia vencedor por uma maioria absoluta (ou eventualmente, também relativa). E isto é assim válido para todos os Partidos Políticos Bissau-guineenses legalizados. O resto é cantiga ou pura tentativa de se procurar o poder por via ilegal. E isto não pode ser.

    Obrigado.
    E, sejamos sensatos por favor.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.