quarta-feira, 29 de junho de 2016

BOAD concede empréstimos no total de 30 mil milhões de francos CFA à Guiné-Bissau

O  presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), Sr. Christian ADOVELANDE e o Henrique Horta DOS SANTOS, Ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, assinaram no passado dia 24 de junho três acordos de empréstimo no valor de 30 mil milhões de francos CFA.

Segundo o site do BOAD, o referido montante visa a realização da primeira fase do projecto de desenvolvimento e asfaltagem da estrada que liga Buba à Catió no Sul do país e do projecto de interconexão eléctrica entre os Estados membros da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG).

A ligação da região sul da Guiné-Bissau ao resto do país visa facilitar as trocas económicas, ao nível nacional e sub-regional.

“O BOAD contribuirá na execução da obra com um empréstimo de 5 mil milhões de francos CFA, ou quase 90 por cento do custo total”, afirmou.

Conforme o mesmo site, o projecto de interconexão eléctrica nos países membros da OMVG, tem como objectivo o fornecimento de energia entre a Gâmbia, a Guiné-Conacry, Guiné-Bissau e o Senegal permitindo-lhes o acesso a fontes de energia mais barata, através da produção da barragem hidroeléctricas de Kaleta e Sambagalou.

O BOAD apoia o projecto, com um orçamento total de 25 mil milhões de FCFA, dos quais 11,5 mil milhões FCFA concedeu à Guiné-Bissau, através de um empréstimo directo de 4 bilhões de FCFA e assistência financeira do Fundo de Desenvolvimento Energético 7,5 bilhões de FCFA.

Segundo o site, esta operação orçada em 32 mil milhões de fcfa, contará com as intervenções dos Bancos da Guiné-Bissau, no valor de 6,75 mil milhões de fcfa a título de financiamento directo do BOAD e do Fundo de Desenvolvimento Energético, no valor de 25,21 mil milhões de francos CFA.

O site refere por outro lado, que 13 projectos de energia foram financiados aos Estados através do Fundo de Desenvolvimento Energético, absorvendo um total de 230 mil milhões de fcfa.

Os três contractos de empréstimo cobrir 101,5 bilhões de FCFA, os compromissos cumulativos do BOAD na Guiné-Bissau. Ler mais no site do BOAD

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.