segunda-feira, 6 de junho de 2016

Guiné-Bissau: Missão da CEDEAO chega hoje ao país para tentar ultrapassar a crise

É esperada hoje, no início da noite, a chegada ao país, de uma missão da CEDEAO para tentar encontrar uma solução entre os actores políticos do país, que estão de costas voltadas depois de a nomeação e posse de Baciro Djá

A Conferência decide nomear a delegação presidencial composto por Guiné-Conacre, Senegal e Serra Leão para se reunir e trocar com as partes envolvidas na crise política guineense de forma a avaliar a situação política actual neste país, a decisão foi tomada no âmbito da cimeira desta organização, que decorreu em Dakar, e que terminou ontem, onde a situação política guineense foi um dos temas em destaque.

De acordo com o comunicado final do encontro que a Rádio Sol Mansi tem acesso, a Conferência manifesta a sua “viva preocupação com a persistência da crise na Guiné-Bissau que está a comprometer o cumprimento dos compromissos assumidos pelos parceiros de desenvolvimento em Março de 2015, de conceder a este Estado-membro uma assistência financeira de 1,5 mil milhões de dólares dos Estados Unidos”.

Os líderes africanos exortam todos os atores políticos a envolver-se no diálogo para a resolução da crise política e institucional, saúda o profissionalismo do exército que se tem mantido fora da actividade política e encoraja-o a continuar nessa direção.

Entretanto, a Conferência convida o governo e a oposição a encontrar soluções a todas as contestações em conformidade com os procedimentos previstos pela Constituição da República.

Na mesma Cimeira foi tomada a decisão de prorrogar para mais um ano a Missão a CEDEAO na Guiné-Bissau. E exorta as forças da defesa e da segurança guineense a garantir a paz e segurança em todo o território nacional.

Os Chefes de Estado e de Governo pedem à Comissão da CEDEAO que tome as medidas necessárias para liquidar, o mais rapidamente possível, as dívidas em atraso com os Países Contribuidores de Tropas e os Países Contribuidores de Polícia. Ainda os Chefes de Estado e de Governo pedem à Comissão que inicie consultas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visando a organização de uma reunião do Grupo Internacional de Contacto sobre a Guiné-Bissau.

Independente do assunto guineense, o encontro foi marcado com questões relacionadas com a situação política e a segurança na sub-região africana, bem como eleições ocorridas recentemente nalguns países da CEDEAO.


O Presidente da República foi representado no encontro pelo recém-nomeado primeiro-ministro, Baciro Djá. Igualmente o Presidente do PAIGC foi convidado para o evento onde fez acompanhar de alguns dirigentes do antigo governo. Com a Radio Sol Mansi

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.