quinta-feira, 9 de junho de 2016

Guiné-Bissau:Membros do anterior Executivo do PAIGC abandonam Palácio do Governo

Decisão foi tomada duas semanas depois de se terem amotinado e com mediação da ONU e da sociedade civil.

Os membros do antigo Executivo do PAIGC liderado por Carlos Correia e mais de uma centena de apoiantes amotinados há exactamente duas semanas no Palácio do Governo, em Bissau, abandonaram o edifício às 15 horas locais, soube a VOA.

Os membros do governo demitido abandonaram o palácio do executivo e já se encontram na sede do PAIGC para uma conferência de imprensa. E, é reforçada medida de Segurança nas imediações do Palácio da República da Guiné-Bissau. Há uma forte presença dos militares e a Guarda Nacional na rotunda de Império.

A decisão foi tomada depois de uma mediação liderada pelas Nações Unidas na capital guineense e por representantes da sociedade civil.

Com a desocupação, o novo Governo pode assumir os seus gabinetes.

O PAIGC continua a não reconhecer o Governo de Baciro Djá, empossado a 27 de Maio, e entregou na passada sexta-feira, 3, um requerimento a pedir ao Supremo Tribunal de Justiça que declare inconstitucional a nomeação do primeiro-ministro e que foi indeferido pelo supremo tribunal guineense.


O partido liderado por Domingos Simões Pereira considera que só ao PAIGC cabe indicar o primeiro-ministro por ter sido o partido mais votado nas eleições de 2014.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.