quinta-feira, 9 de junho de 2016

Os Estados Unidos de América continuam determinados em apoiar a Guiné-Bissau no seu processo de desenvolvimento

Os Estados Unidos de América continuam determinados em apoiar a Guiné-Bissau no seu processo de desenvolvimento, apesar da crise política vigente no país

A determinação foi manifesta, ontem, quarta-feira, (08), num jantar de confraternização oferecida pela embaixada americana aos responsáveis de diferentes instituições diplomáticas, políticas e sociais do país, no quadro da cerimónia de celebração de mais um aniversário da declaração da independência dos EUA.

Na ocasião James Peter, embaixador dos EUA, elogiou o papel do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no actual processo da crise política e destaca que em qualquer sistema político a existência de instituições judiciais e judiciárias fortes e independentes são cruciais para a estabilidade democrática.

“Esta instância (STJ) tem deliberado muitos acórdãos tomando decisões difíceis sob grande pressão. Temos observado com muita satisfação a posições de todos os intervenientes neste processo”, enaltece.

Para Peter o distanciamento das forças armadas na crise política demonstra um avanço notável no processo de edificação das instituições democráticas do país.

“Enquanto existir um processo democrático da Guiné-Bissau, Nós (EUA) continuaremos a apoiar os esforços dos oficiais das Forças Armadas através de criação de novas parcerias na capacitação e na profissionalização dos militares”, promete.


Desde 2014 depois da realização das eleições os constantes retrocessos tem adiado apoios por parte dos parceiros internacionais à Guine Bissau, apesar desta situação os Estados Unidos de América reafirmam o seu engajamento e determinação em continuar a dar o seu apoio ao processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau. Com a Rádio Sol Mansi

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.