sábado, 4 de junho de 2016

Isabel dos Santos na lista da sucessão de José Eduardo dos Santos

Analista da Horizon Client Access diz que Presidente angolano procura "sucessão dinástica".

A nomeação de Isabel dos Santos para presidente do Conselho de Administração da Sonangol "mostra que o Presidente dos Santos não confia em mais ninguém e que está à procura de uma sucessão dinástica", disse o analista Markus Weimer, da Horizon Client Access, à agência Bloomberg.

Para aquele especialista, a escolha "é uma indicação muito forte de que Isabel dos Santos também vai ser considerada uma possível líder quando o Presidente se retirar, em 2018".

A agência lembra que Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg, é a mulher mais rica de África e tem também o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações do país, para além de participações em várias empresas portuguesas.

O analista da consultora energética Wood Mackenzie, David Thomsom, lembra, por seu lado, que a empresária “tem estado ao leme dos esforços para reestruturar a Sonangol durante o último ano e, assim, tem um conhecimento profundo da empresa".

E a propósito das mudanças em curso na Sonangol, a consultora norte-americana Stratfor lembra que “vão ter implicações significativas também no plano político.

"A nomeação tem como objectivo partir os potenciais blocos de poder que se estão a formar dentro da Sonangol e assim colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos", assegurou a consultora num relatório divulgado na quarta-feira, 1.

"Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família", lê-se no texto citado pela Bloomberg.

Alex Vines, chefe do Programa de África da Chatham House, com sede em Londres, disse que "a nomeação de Isabel demonstra a importância estratégica destas reformas para a Presidência e que o presidente quer alguém de total confiança na condução das reformas”. Com a VOA


Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.