sábado, 4 de junho de 2016

Abertura da cimeira de CEDEAO em Dakar

Os trabalhos da 49ª sessão ordinária da Comunidade Económica Dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciaram esta manhã, 4 de Junho de 2016, num dos hotéis da capital senegalesa, Dakar. Todos os chefes de Estado da CEDEAO estão presentes, com excepção da Gâmbia, Guiné-Bissau, Nigéria e Togo.

Gâmbia, cujas relações com o Senegal são marcados por uma queda desde o bloqueio da fronteira, foi representado pelo seu Ministro de Comércio, Abdulie Job. A Nigéria está a ser representado na cimeira pelo vice-presidente, enquanto a Guiné-Bissau é representado por primeiro-ministro, Baciro Dja.

Após a tradicional foto de família, os Chefes de Estado e de Governo voltaram a reunir-se em sessão a porta-fechada para discutir a agenda do encontro. Isto inclui a apresentação e discussão do relatório intercalar 2016, designadamente do Presidente da Comissão da CEDEAO, o relatório da 76ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO, o relatório da 36ª Sessão Ordinária do Conselho da mediação e segurança da CEDEAO.

A reunião também vai rever o Memorando sobre o Acordo de Parceria Económica entre a África Ocidental e a União Europeia – WA-UE EPA. Também será assinado o memorando de acordo de entendimento entre CEDEAO e da Turquia, o memorando sobre a apresentação de candidaturas de cidadãos nacionais dos Estados Membros para postos nas organizações regionais ou internacionais.

Em seguida, haverá a eleição do Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que fixa a data e local da 50ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado. Seguirá a revisão de várias questões.


A fase de encerramento será marcado pela assinatura dos actos e decisões da Comunidade, a leitura da moção de agradecimento, passagem de testemunho ao novo presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, o discurso aceitação e considerações finais pelo Presidente em exercício, leitura do comunicado final e conferência de imprensa.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.