terça-feira, 5 de julho de 2016

Guiné-Bissau: Egoísmo e falta de ética são causas da crise

A corrupção, a intolerância e a impunidade estão na origem da crise da Guiné-Bissau, concluíram os participantes de uma série de reuniões destinadas a preparar a conferência guineense sobre a reconciliação nacional, agendada para Novembro deste ano e apoiada pela ONU.

Durante a série de encontros, realizada desde 2011 em todo país e encerrada no domingo, os participantes debateram a crise institucional guineense e as conclusões preliminares sobre as raízes do conflito revelam que “o egoísmo e a falta de ética no exercício político” estão entre as causas do actual momento da Guiné-Bissau.

Entre as recomendações dos encontros, constam identificar as causas dos conflitos e sugestões para os resolver, medidas concretas de combate à impunidade e o julgamento de responsáveis por assassinatos políticos, inversões da ordem constitucional e tráfico de drogas “como essenciais a qualquer solução duradoira para a instabilidade na Guiné-Bissau.”

Estas recomendações devem ser adoptadas na conferência nacional intitulada “Caminhos para a paz”, destinada a destacar o perdão e o diálogo franco entre os guineenses.

A conferência sobre a reconciliação nacional na Guiné-Bissau tem o apoio do Fundo da ONU para a Consolidação da Paz e do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), mandatado pelo Conselho de Segurança, para apoiar um diálogo político inclusivo e o processo de reconciliação nacional.

À Rádio ONU, a porta-voz da UNIOGBIS, Júlia Galvão Alhinho, disse que participam na conferência nacional delegados de todas as regiões do país e de todos os sectores da sociedade, que vão aprovar o relatório final do encontro e escolher o mecanismo de reconciliação a adoptar pela Guiné-Bissau.

A escolha dos mecanismos de reconciliação que o país vai adoptar cabe aos guineenses, disse a também chefe do Gabinete da Informação Pública do UNIOGBIS, ao mesmo tempo que sublinhou que “não faltam exemplos de outros países e modelos de diálogo e reconciliação.”

Não é a primeira vez que os políticos são considerados culpados pela crise política e institucional guineense. O antigo enviado da ONU para a Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, responsabilizou as elites políticas pelo que qualificou de um país “falhado em todos os sentidos.”

Na altura, José Ramos-Horta disse que os dirigentes militares eram “responsabilizadas por tudo o que se passava” na Guiné-Bissau quando na verdade “são os políticos que manipulam os militares e os incitam a apoiar uma facção ou outra.”

Para o antigo enviado da ONU à Guiné-Bissau, as elites políticas daquele país “são as culpadas pelo trágico estado das coisas, pela má gestão, pelo desperdício, pela corrupção e pelo empobrecimento da população” e os militares “apenas se juntaram ao grande assalto levado a cabo pelos políticos.”

Especialistas são unânimes em afirmar que a falta de diálogo e a intolerância promovem a instabilidade na Guiné-Bissau e não poucos defendem uma acção musculada da ONU para inverter o quadro.

Os militares guineenses têm-se mantido neutros na mais recente crise política e institucional. Com o Jornal de Angola

1 comentário :

  1. O Presidente da Comissão da Reconciliação Nacional considerou de positivo o balanço das conferências sobre a paz e reconciliação feitas recentemente nas regiões para restituição das consultas baseada na promoção de paz, feita em 2011.

    Em entrevista esta segunda-feira à Radio Sol Mansi, o Padre Domingos da Fonseca explicou que durante a conferência os participantes exprimiram os seus sentimentos face a situação da crise política vigente no país nos últimos tempos.

    Sublinhou que os conferencistas disseram que as suas preocupações continuam a ser as mesmas manifestadas em 2011, aquando duma iniciativa idêntica e lamentaram que até agora persistem situações de crise e de conflitos.

    “Os conferencistas lamentaram os prejuízos que têm estado a sofrer com a deterioração das suas produções agrícolas, devido a falta de meios para o escoamento das mesmas para os centros e cidade”, disse o Padre.

    Domingos da Fonseca está convicto que que em Novembro vai ter lugar a grande Conferência de Reconciliação Nacional, tendo argumentado que "os guineenses são seres humanos como os outros e, por isso, também serão capazes de ultrapassar qualquer que seja problema. Tudo na vida depende da força de vontade", salientou.

    Por outro lado, o Presidente de Comissão da Reconciliação Nacional disse que a ausência do estado é, cada vez, mais sentida em vários locais, acrescentando que há zonas do país onde não existe nenhuma infraestrutura social digna de nome.

    “A Comissão de Reconciliação Nacional vai continuar a trabalhar para o bem do povo guineense, de modo a promover a paz interna, rumo ao desenvolvimento da Guiné-Bissau”, prometeu o presidente.

    Nos últimos dois meses a comissão promoveu um conjunto de conferência de restituição dos subsídios colhidos em 2011, no âmbito de uma iniciativa promovida pela ANP através da qual foram identificadas as causas dos conflitos no país e a forma de os resolver.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.