terça-feira, 22 de novembro de 2016

As FARP's, realizaram marcha desportiva e cívica, alusivo ao dia da sua fundação

No âmbito das comemorações dos 52 Anos da criação das Forças Armadas Revolucionaria do Povo (FARP), a Divisão da Educação Cívica, Assuntos Sociais e Relações Públicas do Estado-Maior General organizou no dia 12 do corrente mês em Bissau, uma marcha desportiva na qual participaram todas as unidades da região militar de Bissau.

A marcha teve o seu início na rotunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira e terminou no Estado-maior do Exército. Na ocasião, os participantes percorreram a Avenida Combatente da Liberdade da Pátria até Chapa de Bissau e depois dirigiram-se para o Estado-Maior do Exército (QG), onde foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior do mesmo, Major General Augusto Mário Có.

Durante a marcha, os militares exibiram dísticos com diferente dizeres, entre os quais: “Militares e Polícias querem a paz e estabilidade nesta nossa pátria que tanto amamos”; “Os dirigentes devem ter a consciência clara da situação do país em cada momento e assumir com coragem as suas responsabilidades”.

Estes dizeres interessaram as populações cuja cada uma delas ao longo da estrada onde passavam, quer ler as mensagens escritas nos dísticos. Pois, tanto aquelas que estavam de pé nos passeios, assim como os que se encontravam nos meios de transportes públicos ou privados alongavam cabeças para fora da viatura para poder ler as mensagens.

A maior parte dos militares estavam vestidos de camisolas brancas simbolizando assim a paz e calça farda camuflado com excepção a Marinha de Guerra Nacional e a Força Aérea Nacional que usaram fatos desportivos.

De salientar que também participaram na marcha os contingentes da ECOMIB incluindo o Comandante da Força, o Major Coronel, Gnibanga Barro. Alguns populares juntaram-se a marcha em gesto de solidariedade com os militares.

No final da marcha, o Chefe do Estado-Maior do Exército Major General, Augusto Mário Có agradeceu a presença de todos os participantes no acto tendo afirmado que a sua aposta está na juventude que segundo ele, estes são os substitutos e futuros quadros dirigentes das Forças Armadas.

Augusto Mário Có apelou o afastamento total dos militares dos políticos, porque segundo ele militares não são um para choque por isso, devem deixar os políticos fazerem a sua política, pois as suas missões são defender a integridade territorial do país.

O General parabenizou ainda as FARP pelo empenho e a maturidade demonstrado durante esta crise politica que assola o país há mais de um ano. Encorajou os jovens militares no sentido de irem a escola, porque só com a escola é que poderão ser dirigentes.

Finalmente, o Chefe do Estado-Maior do Exército garantiu ao povo que as FARP vão - lhe defender e continuarão a lhe defender porque os que hoje vestiram a farda vieram da população e que depois de serviço voltaram para o seio da população.

Para o Chefe da Divisão da Educação Cívica Assuntos Sociais e Relações públicas do Estado-Maior General, Brigadeiro General Albertinho António Cuma, a responsabilidade das FARP é de reconstruir o país e garantir o bem-estar da sua população. Nesta senda, elogiou o papel desempenhado pelos militares e a maturidade demonstrado por eles durante este período de crise institucional que se vive na Guiné-Bissau.


O Chefe da área social das Forças Armadas apelou o fim da instabilidade no país e que continuem afastadas dos políticos de forma a cumprir com rigor a sua missão que é de garantir a integridade deste país. Com as FARP

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.