segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Guiné-Bissau, um país a deriva!

Por, Ncubor

Não dá para acreditar como chegamos a este plano inclinado, no pleno século XXI.

Que futuro para o país e a geração futura?

Perante a iminência de uma ruptura constitucional e social, não sei oque será da nossa Guiné-Bissau nos próximos tempos. Todos históricos problemas da corrupção, luta pelo poder e da criminalidade, têm origem no seio do PAIGC.

 O calor constante deste conflito, não nos pode substituir o direito a respeito, a dignidade e o rumo a tomar enquanto um povo.

O abuso de intolerância interpretativa das leis, perante diversas conveniências políticas, tem dividido o PAIGC e a própria a opinião pública. O país tem o défice em todas áreas e particularmente na política. Cada político pensa que ele é a constituição da República, ao qual todos nós devemos seguir e respeitar.

O PAIGC é incapaz de corrigir e aprender com experiência recente; vive no mundo anormal a Democracia onde não cabem a constituição, direitos e sonhos do povo Guineense.

Dantes e até agora, os tribunais estão virados para os pobres, adversários políticos e não para instituições da República. É chegado a hora de Justiça socorrer o país e reabilitar a Democracia enquanto portão principal da dignidade da convivência Humana.

O povo Guineense tem direito a Paz, Desenvolvimento e a Verdade.
Cabe ao judiciário a completa isenção de ânimos para nos garantir o estrito cumprimento das leis do país. A Democracia é a justiça e não ao contrário como tem sido com os actuais dirigentes do PAIGC.

O PAIGC perdeu o fervor moral da história da nossa Independência. A sigla desta formação política, serviu de esconderijo de certos grupos, para roubar aquilo que é de todos. Dos poucos verdadeiros donos do PAIGC que restam, foram empurrados para absoluta pobreza.

O país está paralisado há três anos, por culpa da agenda política das três pessoas: O José Mário Vaz, Domingos Simões Pereira e o Cipriano Cassama. Infelizmente pertencem a mesma formação política. A partir da década 80, o PAIGC, perdeu o rumo do seu objectivo e passou para o lado errado da história até data presente. Houve contaminação forte de vírus de calúnias, intrigas e de corrupções em todo o aparelho de Estado e acabando afectar todas as forças vivas do país incluindo o próprio povo. Não é impossível mas, vai ser muito difícil reabilitar aquela mentalidade que rege o princípio do Homem Guineense onde a palavra é desígnio da confiança. A custo do pão nosso de cada dia, passamos a ser os camaleões do regime, onde a luta pela sobrevivência se sobrepor ao princípio.

 Dá para perguntar: como é possível um grupinho de pessoas conseguem adormecer quase todo o Povo em nome da Democracia? Conseguem sim, manipular o povo e saltando para fora do campo, fazendo o papel de vítima.

O PAIGC tem sempre, uma estrutura egoísta, que não se importa com o seu povo. Quantas mediações foram feitas e o bom senso não se reine até presente data. Quantos Governos formaram e demitidos no intervalo deste pouco tempo? O segredo e a imagem do Estado foram transformados em negócios de feira de Bandim e de bantabás internacionais com custos irreparáveis...

Já temos o novo governo, pelo visto não terá as pernas de andar, diante de muitas nuvens de incerteza na Assembleia de Cassama. A dor da culpa do PAIGC é infinita, e quem somente insiste a escrever, certamente aumentará a dor em nossa consciência.

Com a maioria qualificada ou ainda com todos 102 deputados do parlamento Guineense como aconteceu nesta legislatura, esta formação política jamais governará o nosso país. Provou no isso N vezes. Se não fomos nós, a governar, mais ninguém governará.

É muito importante acordar de verdade, erguer a cabeça e ter a consciência de chamar a razão o nosso torturador. Em todas culturas, os momentos fortes de alegrias e união se celebra com festa onde a partilha de sentimentos, são sinais de convivência em comunhão. Foi o que aconteceu com a nossa Selecção Nacional ao acordar o País com o seu feito inédito no CAN. Única esperança que alimenta a nossa alma e união. Um marco histórico e fenomenal.

Merecidamente, o meu eterna respeito e o tributo da minha admiração.

Que o novo ano, seja de Paz e de Unidade Nacional e que o senhor vos abençoe!

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.