domingo, 12 de março de 2017

Arquipélago dos bijagós: pérolas de preservação cultural e natural na África Ocidental

O Arquipélago dos Bijagós, principal cartaz turístico da Guiné-Bissau, deslumbra pela grande diversidade de flora e fauna, com destaque para espécies que evoluíram através da adaptação a meios salinos, e oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do povo Bijagó e a sua ligação à Natureza.

O Arquipélago, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 16 de Abril de 1996, é constituído por 88 ilhas e ilhéus, 21 das quais habitadas por cerca de 35.000 pessoas.

A sua formação resulta da inundação do delta do Rio Geba que criou essas ilhas, bancos de areia, e mangais, labirintos de água ladeados por vegetação no interior das ilhas, enquanto em terra, a paisagem é de savana, bosques de palmeiras e florestas meio-secas, com variedade e abundância de flora.

A fauna é outro dos grandes destaques do Arquipélago dos Bijagós, que tem na ilha de Orango uma das espécies de animais mais curiosas que passou pelo processo de adaptação ao meio salino para garantir a sua sobrevivência, os hipopótamos de água salgada, enquanto na ilha de Poilão conta com um dos principais pontos de desova da tartaruga-verde de toda a África Ocidental.

Nas ilhas de Orango e Poilão encontram-se, respectivamente, o Parque Nacional de Orango e o Parque Nacional João Vieira Poilão, sendo que o arquipélago conta ainda com a Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas Formosa, Nago e Tchedia.

Esta região também conta com uma das maiores populações de manatins na África Ocidental, diferentes espécies de crocodilos, golfinhos, e uma grande variedade de espécies de aves, entre os quais, flamingos e pelicanos, sendo que centenas de milhares de aves migratórias passam pela região.

As ilhas são habitadas principalmente pelo povo Bijagó (cerca de 90%), que vive em comunidades caracterizadas pela sua dinâmica matriarcal, em pequenas vilas, cuja subsistência é assegurada através da agricultura, pesca e apanha de moluscos, entre outras actividades.

Os Bijagós dedicam cerca de cem dias do ano a rituais e cerimónias tradicionais e religiosas, que em grande parte estão relacionadas com a vida selvagem.

A diversidade étnica nas ilhas, segundo o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, inclui ainda a presença de Balantas, Papeis, Manjacos e Mandingas, bem como Nhomincas, provenientes do Senegal, e comunidades de naturais da Serra Leoa, Guiné-Conacri e Gana.

A ligação entre Bissau e o Arquipélago dos Bijagós pode ser feita de barco, a partir dos portos de Bubaque e Bolama, ou de avião, numa viagem de cerca de 15 minutos que liga a capital da Guiné-Bissau ao aeroporto de Bubaque. Com presstur

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.