sábado, 30 de setembro de 2017

LANTÉ N’DAM, ALBERTO M’BUNH NAMBEIA, VENCE Vº CONGRESSO DOS RENOVADORES COM A MAIORIA ESMAGADORA

Lanté n’dam, Alberto M’Bunh Nambeia, foi reeleito esta sexta-feira, 29 de Setembro, à liderança do Partido da Renovação Social com 808 dos votos, num universo de 904 votos válidos. Com este resultado, Nambeia deve agora dirigir o partido de milho e arroz durante os próximos quatro anos.

O segundo candidato mais votado neste congresso, foi António Artur Sanha, que arrecadou 71 votos e Sola N`quilim Na Bitchita, conseguiu apenas 25 votos.

Ao cargo do Secretário-Geral do partido, os mil e um delegados (1001) vindos de todos os quadrantes do país, incluindo a diáspora renovaram a sua confiança na figura de Florentino Mendes Pereira atribuindo-lhe 868 votos.

Duarte Quadé, único adversário de Florentino Mendes Pereira na corrida ao cargo do Secretário-geral do partido, obteve apenas 75 votos. Foram estes resultados que ditaram a vitória da ‘dupla’ candidatura de Nambeia ao cargo do presidente e de Florentino Mendes Pereira, para o Secretário-geral do PRS.

O Vº Congresso Ordinário decorreu de 26 a 29 do mês em curso, sob o lema “Consolidação do Estado de direito democrático para servir melhor a Guiné-Bissau”.

Entretanto, as duas figuras reeleitas no Vº Congresso dos renovadores devem fazer um pronunciamento oficial amanhã, 30 de Setembro, na cerimónia oficial do encerramento da quinta reunião magna do PRS.

ARTUR SANHÁ ACEITA DERROTA NO Vº CONGRESSO DO PRS

António Artur Sanhá, um dos candidatos derrotado na corrida à liderança do PRS, garante que não vai impugnar o Vº Congresso dos renovadores, porque quer ser coerente em relação à posição que assumiu logo no início dos trabalhos.Neste sentido, assegura que vai suportar todos os desafios incluindo os males que acontecerem ao longo do processo que culminou com a reeleição de Lanté n’dam, Alberto M’Bunh Nambeia, como presidente do PRS. Revela, contudo, que nos encontros que os dirigentes do partido mantiveram com a Comunidade Internacional, há umas semanas, antes do Congresso, ficou claro que o PRS era viável e daria sinais iniciais para solução da crise na Guiné-Bissau.

Em relação às eleições legislativas de 2018, candidato derrotado apela que se faça recenseamento com maior brevidade e caso as partes optarem que elas decorram em Junho e não em Novembro, duas possibilidades, que o processo de recenseamento termine em Maio de 2018.

“Se a plenária do Parlamento guineense também não for convocada para escolher o novo presidente da CNE, não há eleições”, acrescenta Artur Sanhá.

O também dirigente do PRS e ex-Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau diz acreditar que as próximas eleições legislativas serão ganhas pelo PRS, mas para que isso aconteça deixa claro que a nova direção tem que mudar o ritmo dos trabalhos.

Dirigindo-se ao novo presidente dos renovadores, Artur Sanhá pede ao Nambeia que reaja sempre a tempo quando for solicitado a reagir e ser diferente dos líderes de outras formações políticas. No entendimento do político, a atitude de tentar agradar o chefe deve ser banida no seio de renovadores para cumprir o calendário difícil que o partido tem na sua luta política, as eleições. Assume-se que é democrata nato, por isso entende que não justifica ser hostil a uma pessoa, porque assume uma posição ou opinião diferente dos outros.

SOLA N´QUILIM NA BITCHITA DISPOSTO A TRABALHAR COM NOVA DIREÇÃO

Em reação a sua derrota no Vº Congresso do PRS, Sola N´quilim Na Bitchita diz que está disposto a trabalhar com a nova direção reeleita do PRS, mas apela que todos os militantes e dirigentes apostem no trabalho para dinamizar do partido.

DURATE QUADÉ: “MINHA AMBIÇÃO ERA CONTRIBUIR E ORGANIZAR MELHOR O PARTIDO”

Duarte Quadé, candidato derrotado na corrida ao cargo do Secretário-geral do PRS, revela que a sua ambição era contribuir e organizar melhor o Partido da Renovação Social para que possa corresponder às expetativas do povo guineense, “mas como a vontade da maioria dos delegados era renovar confiança ao Florentino Mendes Pereira, então votou nele”, observa.

“É um ato normal dentro da conjuntura democrática”. Era um jogo de Benfica/Sporting, família política de uma organização política, pelo que não há motivos para dizer que fui derrotado. “Quem ganhou é um irmão da mesma organização política, portanto desejo que tenha sucesso e que aprenda com os erros do passado”, conclui.

Nega per perdido o Congresso por faltar-lhe a maturidade política e afasta a ideia de concorrer apenas para ganhar projeção política no PRS.

Em relação ao ponto 3 do artigo 64º do projeto de alteração dos estatutos do Partido da Renovação Social, que foi mantido como estava, Duarte Quadé diz concordar com a decisão dos delegados para evitar futuras complicações ao partido.

Ponto 3 do artigo 64º diz que nas eleições Presidenciais e Legislativas, o Presidente do PRS é a cabeça de lista aos cargos do Presidente da República e ou Chefe de Governo, e em caso de dissidência deve comunicar o fato por escrito à comissão política no prazo mínimo de cento e oitenta dias, para que este aprove um outro candidato de consenso. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.