quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O presidente da república da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pede novo primeiro-ministro, um alto dirigente do PAIGC, a criar condições para realização das eleições legislativas

O Presidente da República, José Mário Vaz, incumbiu hoje, 31 de janeiro 2018, ao novo Primeiro-ministro, Augusto Artur Silva, a criar condições necessárias para a realização das eleições legislativas justas e transparentes, dado que é principal e a única missão do novo governo.

Presidindo o ato do empossamento do sexto Primeiro-ministro da nona legislatura, José Mário Vaz disse que o novo Primeiro-ministro é da sua confiança e pediu aos guineenses a depositarem sua confiança no novo representante do governo.

O chefe de Estado alerta, contudo, que, apesar de realização de eleições legislativas dentro do calendário eleitoral constituir um procedimento legal, o novo líder do executivo guineense deve governar, pensando no bem-estar de todos os guineenses, fato que no seu entender dependerá, em grande medida, da equipa governamental que escolher para dirigir o país. Contudo, reconhece que não será uma tarefa fácil, por isso aconselha Artur Silva a trabalhar em equipa.

“Senhor primeiro-ministro, o país e o nosso povo espera muito de si, enquanto chefe do governo e gestor do interesse público. Desejo-te força coragem e determinação na criação de riqueza e emprego para os seus filhos”, sublinha, exortando aos dirigentes políticos a colocarem os interesses da nação acima dos interesses pessoais, do grupo ou partidos e que o Estado deve assegurar o real funcionamento do serviço público e garantir condições básicas aos guineenses.

“Enquanto Presidente da República, não pouparei os esforços para a consolidação da estabilidade política, garantir o regular funcionamento das instituições democráticas e reforçar a transparência na gestão das coisas públicas”, garante Presidente José Mário Vaz.

Para José Mário Vaz, os quatros anos passados representam marco de ensinamentos do atual processo democrático na Guiné-Bissau.

“Sou o primeiro dos inconformados das coisas negativas e serei o último a desistir desse combate. A verdade é que durante esses anos não conseguimos alcançar todas as metas com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos irmãos guineenses”, reconhece Mário Vaz.”

O novo Primeiro-ministro, Augusto António Artur da Silva, empossado na presença de altos representantes do país, organizações internacionais e do corpo diplomático acreditado na Guiné-Bissau, não prestou quaisquer declarações à imprensa.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.