sábado, 3 de fevereiro de 2018

Intelectuais guineenses manifestam "profunda preocupação" face à degradação do ambiente social e político

Um grupo de intelectuais guineenses publicou hoje uma carta aberta na qual manifestam a sua "profunda preocupação" face à degradação do ambiente político e social no país, fruto de disputas políticas e partidárias.

A carta à que a Lusa teve acesso, é assinada, entre outros pelo escritor Adulai Silá, o economista Carlos Lopes, a linguista Fatima Candé, o ator Welket Bungué, o jornalista e escritor Tony Tcheka, assinala que os subscritores são cidadãos guineenses sem filiação partidária.

Para os subscritores do manifesto, a classe política "não tem medido as consequências" das lutas que tem travado para conquista e conservação do poder, pelo que é lhe pedida que preserve a paz social e consolide a unidade nacional.

Também é solicitada aos políticos que façam tudo, mas que preservem a estabilidade e os valores democráticos consagrados na Constituição do país.

Os intelectuais guineenses enaltecem o desempenho da comunidade internacional, que afirmam, tem feito o suficiente, dentro do seu mandato, no sentido de oferecer uma solução à crise política que persiste na Guiné-Bissau há três anos.

Sublinham que existem sinais de o país voltar a mergulhar em situações iguais às que em 1998 conduziram para um conflito político-militar.

"Face aos recentes acontecimentos ocorridos no país, nós, como cidadãos e intelectuais cientes dos seus direitos e deveres, não desejamos a reabertura de tais feridas", declararam os intelectuais guineenses.


Condenam também a limitação das liberdades dos cidadãos, pedem à comunidade internacional que continue a acompanhar a situação na Guiné-Bissau e exortam os cidadãos que continuem a lutar pela democracia. Com a Lusa

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.