quarta-feira, 27 de junho de 2018

PJ faz buscas no PS e PSD em Lisboa


Nota: PJ da Guiné-Bissau devia fazer o mesmo, para saber as proveniências dos fundos utilizados pelos partidos políticos nas suas atividades politicas e para com isso evitar as alienações das riquezas do país….

Em causa estão suspeitas de corrupção através de ajustes diretos feitos por várias autarquias a militantes destes partidos.PSD reage às 12h30

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) estão a realizar buscas à Comissão Distrital de Lisboa do PSD e à Concelhia de Lisboa do PS, avança a Sábado.

Esta investigação também se estende aos serviços centrais da Câmara Municipal de Lisboa - nos serviços de Urbanismo da autarquia, no Campo Grande - e a três juntas de freguesia, do Areeiro, Santo António e Estrela -, e outras cidades de Portugal.

De acordo com a Sábado, a PJ chegou à sede distrital de PSD de Lisboa pelas 09h30, onde deram início às buscas. A operação, como é habitual, já tem nome, e está a ser chamada de "Tutti Frutti".

Em causa estão suspeitas da prática de crimes económicos financeiros decorrentes da contratação de pessoal e da adjudicação direta de serviços a empresas liagados ou controladas por dirigentes políticos, na sua maioria do PSD, refere a mesma publicação.

A Sábado adianta ainda que um dos principais visados desta investigação é o social-democrata Carlos Eduardo Reis – conselheiro nacional do PSD e ex-presidente da JSD de Braga -, que controla várias empresas que ganharam diversas adjudicações de autarquias controlados pelo PSD e pelo PS.

Agora, Carlos Reis e outros militantes do PSD são suspeitos de integrarem um género de 'teia' de relações de negócios ligados com juntas de freguesia de Lisboa (e dominados pelo PSD). As três juntas que estão a ser alvo de investigação adjudicaram a empresas de militantes do Partido Social Democrata  - ou estabeleceram avenças – no valor de cerca de 1.050.279 euros. Por exemplo, Fernando Braamcamp, que preside à Junta de Freguesia do Areeiro, terá estabelecido avenças de um total de 596.982 euros com militantes sociais-democratas. Já Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, terá gastado cerca de 303.521 euros. Segundo apurou o SOL a PJ também está na junta de freguesia da Estrela.

Vasco Morgado, o autarca de Santo António, ter-se-á ficado pelos 149.776 euros, escreve a Sábado.

O PSD, entretanto, marcou uma conferência de imprensa na sede nacional do partido para se pronunciar sobre o assunto.

1 comentário :

  1. A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) estão a realizar buscas à Comissão Distrital de Lisboa do PSD e à Concelhia de Lisboa do PS, que fica na sede da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS (FAUL). A SÁBADO apurou que a operação da Judiciária e do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa decorre também nos serviços centrais da Câmara de Lisboa, nos serviços de Urbanismo da autarquia, no Campo Grande, nas juntas de freguesia do Areeiro, Santo António e da Estrela. Mas também em outras cidades do país.

    Em causa estão suspeitas da prática de crimes económico financeiros decorrentes da contratação de pessoal e da adjudicação directa de serviços a empresas ligadas ou controladas por dirigentes políticos sobretudo do PSD. Um processo crime dirigido pela procuradora-adjunta Andrea Marques, 40 anos, a magistrada que também tem em mãos o caso dos emails do Benfica. Agora, um dos principais visados na operação é o social-democrata Carlos Eduardo Reis, conselheiro nacional do PSD, ex-presidente da JSD de Braga que apoiou Santana Lopes nas últimas directas para a liderança do partido. Carlos Reis controla várias empresas que ganharam inúmeras adjudicações directas de de autarquias controladas pelo PSD e também pelo PS

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.