sexta-feira, 10 de maio de 2013

Para breve a nossa já habitual FREHU-N-FLIF com o tema “ A Identidade Cultural de Povo Balanta (Binhan Braasa)”.

Vamos mostrar como é belo a cultura desse povo. Todas as decisões importantes entre os balantas são tomadas por um conselho de cada fases etárias na forma de democracia popular ...

A cultura de um povo é um tesouro inesgotável; da cultura sai um ensinamento que encanta novos e velhos; as regiões do País se entrelaçam para transmitir às suas raízes que estão crescendo a magia cultural onde nasceram. 

Cultura é um encanto incompreensível. As mãos são modeladas para a arte, a boca torna as frases em rimas, estas em cantigas, formando lendas, enrodilhadas de risos e prazeres Perpetuando-se através de gerações, as raízes da memória são colunas quase que se estende à infinidade do tempo, que a cultura não deixa quebrar.

Da cultura se pode identificar uma raça ou uma nação, nesta, se pode englobar a poesia ingénua mas com graça nas rimas, muitas vezes maliciosas, mas se enquadrando na beleza de sua composição, quer em prosa ou em verso.

As duas são pura arte de embaralhar as palavras que enchem todo um ser de ritmos de prazer, quantas vezes de loucura de viver nesse prazer.

Na cultura se engloba o drama de uma vida ou de um amor vivido que nos ensina a forma de compreender deixando nossa mente expressar a mais bela forma de compreensão.

Na literatura enriquecida encontra-se as mais belas formas de descrever-se a si mesmo transformando-se no meio mais seguro de transmitir a arte que a cultura engloba.

Mas o genuíno cultural é mesmo o que cresce com a pessoa, quando procura imitar seus progenitores desde o berço.
... Até Já!! 

wilkinne

1 comentário :

  1. Hassan Kamir Dabo Meu caro compatriota fiquei feliz com a sua publicação demonstrando a riqueza da nossa cultura.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.