domingo, 20 de abril de 2014

Desta vez não vai haver golpe de Estado e nem haverá lugar para o golpe”.

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e igualmente Chefe do Gabinete Integrado para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta advertiu os políticos guineenses e a população em geral que “desta vez não se pode falhar na Guiné-Bissau, porque desta vez não vai haver golpe de Estado e nem haverá lugar para o golpe”.

Ramos-Horta que falava ontem (19 de Abril), numa jornada de reflexão promovida pela Plataforma Guinémindjor, sob o lema “O que nos identifica e nos une enquanto Nação guineense”. O ato decorreu nas instalações do Centro Cultural José Carlos Schwarz em Bôr, e visa encontrar respostas sobre o tema principal e as questões do tribalismo que se verifica nos últimos tempos. José Ramos-Horta na sua intervenção recomendou a formação de um executivo mais inclusivo possível, de forma a poder envolver todos na construção ou reconstrução do país. Acrescentou ainda que um dos grandes desafios de futuro executivo é a questão das reformas, pelo que avançou que é preciso que se faça a reforma no setor da justiça, administração pública, finanças e alfândegas.

Desta vez não se pode falhar na Guiné-Bissau, porque desta vez não vai haver golpe de Estado e nem haverá lugar para o golpe. Guiné-Bissau não tem razão para ser pobre e como se sabe Deus deu tudo a este país. Vocês não precisam vender madeiras para serem ricos, para isso não deixem que as vossas riquezas sejam roubadas para serem vendidas aos ricos de outras regiões do mundo. Vou voltar daqui há dez anos e quero ver uma Guiné reorganizada, em que a droga praticamente desapareceu e uma terra desenvolvida”, assegurou o diplomata. Importa referir que o evento contou ainda com a participação dos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas e os candidatos às eleições presidenciais, bem como os jornalistas e os membros do Gabinete-Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (G-TAPE).

//Democrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.