sexta-feira, 23 de maio de 2014

EUA dizem que eleições na Guiné-Bissau são oportunidade para sair do "ciclo de corrupção"



As eleições na Guiné-Bissau são uma oportunidade para o país sair do ciclo de corrupção em que tem vivido, refere o Departamento de Estado dos EUA numa nota em que felicita o país pela conclusão do processo.

"Estas eleições são uma oportunidade para haver reformas estruturais que interrompam o ciclo de corrupção na Guiné-Bissau, promovam serviços públicos e o desenvolvimento do país", refere a nota, emitida na quinta-feira.

"Pedimos aos líderes militares e civis que oiçam a voz do povo e terminem com sucesso o período de transição", que sucedeu ao golpe de Estado militar de 12 de abril de 2012.

Tal como já havia referido o embaixador dos EUA para o Senegal e Guiné-Bissau, Lewis Lukens, numa visita a Bissau a 8 de maio, a administração norte-americana está disponível para trabalhar com os novos órgãos eleitos "no regresso à normalidade democrática e na conquista de uma paz duradoura na região".

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, na terça-feira, que José Mário Vaz, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), obteve 61,9% dos votos na segunda volta das eleições presidenciais realizadas no domingo, enquanto Nuno Nabian recolheu 38,1%.

Os resultados foram tornados definitivos, esta sexta-feira, sem qualquer correção ou reclamação, anunciou a CNE.

//JN

4 comentários :

  1. Como será possivél acabar com a corrução na guine bisssu, se bem que á propria comissão nacional das eleição é corrupta e o próprio presidente dito eleito é corrupto? Desviou em profeito próprio os fundos públicos e deu falsas declaration a dizer que deixou muitos milions no cofre de estado. Apartir de agora em diante desvio das coisas publicas não crimes. Qual será o exemplo a tirar com esse senhor presidente?

    ResponderEliminar
  2. Eu as vezes, não acredito, que esses comunicados, de Estados Unidos são verídicas, sabes poque! eu echo que A embaixada da Guiné, com os seu grupinhos de comerciantes americanos,e os PAIGC, que la estão, que promovam os comunicados, a falar na de estados unidos, achas que o governo de America sei de isso, ou vai enviar o comunicado como estas! com provocações.sera que eles nao conheceram as leis como se reage quando uma pessoa é suspeito? descansa, meu irmão, eu desde que nasci até hoje nunca vi, tanta pressão por parte do Estados unidos, como nesses nos últimos anos, de golpe estado.
    (SERA KE ESTADOS KA SYBY BA KUMA HY TEM PAÍS, DE NOME G-BISSAU NOS ANOS ATRAS? OU, Q GOLPE DE 2002, OU IKA GOLPE? OU KILA, HYKA GOVERNO LEGITIMO?, -DJUBY NO YHABRI DJA UDJUS-, PAZ IKA SO NA BOKA, MAS HYKE CORAÇÃO LIMPO..COMO DISSE O DITADO DA DJON KYL KE DJON) MAS KUMA KE NONA ENTREGA TERRA PHA UM CORRUPTO, HY DIPUS NONA UTRUS KUSAS, PHA PROVOCA.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey, amigo anonimo, comunidade internacional, e estados unidos, sabem dos nossos problemas, muitos mais do que nos.

      Pense!
      Sera que eles vao confirmar que houve fraude, para serem cumplices de tensao, conflitos ou guerra? Nao. Nao sao burros.

      Sabem se num pais existe ou nao a corrupcao.
      Quem e guineense que nao sabe que existe muita corrupcao no nosso pais?
      Fingindo...!?!?!? Para enganar a quem!?!?!?

      Enquanto guineenses ligados ao antigo regime, aos dirigentes corruptos, continuarem a ocultar a verdade, a defenderem os seus idolos, os seus familiares cumplices, os que criam problemas a nacao, jamais deixarao de praticar a corrupcao e abusos de poder.

      As conseguencias serao sempre para todos.

      "Logo dipus di indipendencia, nota falaba :"
      -mba toma.
      -ika ami kina cumpu Bissau.
      -chefe dos chefes.
      -ala bu dadu carga, curu, si buka aproveita, toki bu sai, buta murri pobre.
      "ODJA MINDJER PRENHA, MAS IBIN PADI NA 1998! " guerra...

      Gos no diskisi, noh continua na apoia noh lideres!
      Ora ku alguin critica noh realidadi corrupta, kilis kina difindi antigo regime corrupta, oh kusas erradus kina facidu, eta respondi ku coba mal, so fedi.
      "NOH CUNSI BOS! "

      Boka lembra kuma, mindjer ora ki prenha, ita ten fidju, y na ora di pari, ita "tchora!"

      Nokana nota, mindjer prenha mas! Na noh eleison!!!!
      Ampus!
      Bo lembra! 3 candidatos pa cargo di presidente repeti es palavras :
      "Na seta derota em nome di paz y estabilidi na GBissau! "

      Nomes : Malan, Kumba y Nuno nabian.
      Abos ki ora ki alguin fala sobre males di Guine, bota coba mal.
      Bo tchiga di pensa, si e negaba resulta, kal kita seduba, desfechu final!?!?!? Pensem!
      Quando ku es mindjer gravida, na bin padi?
      Cada eleison reclamacao ...
      "Mindjer, ora di ten fidju ITA TCHORA! "
      "Mufnesa kata avisa...!!!!
      CNE, cuidado! Partidos pudi treina agentes oh presidentes di mesa oh cne di regiao, manera di faci fraudi sin bo da conta.

      Guerra, insultos contra ermons pa ke?

      Nha mantenha.

      Eliminar
    2. olha é melhor esquecer o passado mais esse presidente é un dos grandes corruptos que a guene bissau ja ten na sua historia mais como o povo guenense esquece rapido.

      Eliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.