quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, reúne-se com os embaixadores acreditados no país



O Primeiro-ministro reconheceu, segundo o jornal Odemocrata, o empenho dos parceiros internacionais do país e na assistência ao governo num momento particularmente difícil, dominado pelo surto da Ébola que abala uma parte da África Ocidental, é uma grande ameaça para Guiné-Bissau.

O chefe do executivo afirmou que o país tem que reconhecer as suas dificuldades e apostar fundamentalmente na prevenção e criar condições para evitar a entrada e propagação desta doença pelo país.

Domingos Simões Pereira assegurou ainda que as decisões tomadas, sobretudo de declarar estado de emergência sanitária que se traduziu num conjunto de medidas internas de acompanhamento na mobilização de algumas unidades para em caso de necessidade puderem isolar os suspeitos e encaminhá-los de acordo com as orientações técnicas do Ministério da Saúde que preside a comissão interministerial, constituem medidas de prevenção da doença.

Pereira recordou que na sequência da medida de emergência sanitária que conduziu ao encerramento das “nossas fronteiras” com a vizinha República irmã da Guine Conakry, como a primeira diligência, instruiu de imediato o Ministro dos Negócios Estrangeiros a comunicar ao embaixador da Guiné Conakry na Guiné-Bissau dando-lhe conhecimento desta intenção, explicando de forma objectiva a decisão tomada em concertação com os seus técnicos nacionais e com o apoio dos seus parceiros ligados ao sector.

“No último conselho de ministros, expressámos a nossa solidariedade para com o país irmão da Guiné Conakry e no dia dez deste mês procederemos à entrega oficial de um lote de materiais que queremos colocar a disposição deste país como uma doação simbólica aos nossos irmãos”, explica.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.