sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O chefe do estado-maior general das forças armadas da Guiné-Bissau, general Biague Nan Tan, pede a unidade como elemento essencial para afirmação da nação guineense


O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Nan Tan pediu hoje (sexta-feira) a união nos seios das Forças Armadas da Guiné-Bissau como elemento essencial para afirmação da nação guineense.

O General Biague Nan Tan falava na cerimónia de cumprimentos do novo ano da parte dos oficiais superiores da defesa e segurança que teve lugar nas instalações do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

O chefe dos militares guineenses enalteceu o gesto dos oficias superiores das forças armadas e aproveitou a ocasião para apelar a união no seio das forças armadas e dos paramilitares como elemento essencial para afirmação da nação guineense. O general pediu igualmente aos militares e paramilitares a respeitarem a Constituição da República e as leis que orientam a sociedade guineense como comunidade humana civilizada na sua plenitude.

Informou por um lado que uma equipa da divisão dos assuntos sociais do Estado-Maior em colaboração com os elementos de Ministério do Interior deslocou-se às regiões a fim de sensibilizar os militares e paramilitares sobre a necessidade de respeitar às leis da República e da submissão dos militares ao poder político como regra de convivência salutar para o bem da nação guineense.

Lembrou aos presentes que uma das suas prioridades a frente da classe castrense tem a ver com a organização geral das forças armadas, pelo que elegeu a data de 23 de Janeiro (início da luta de libertação nacional) como o início da organização nas fileiras dos militares.

“Temos que nos esforçar para organizar a classe. A partir do dia 23 de Janeiro todas as companhias serão organizadas. Jamais será admitido que um elemento dos Para-comandos use a boina dos elementos da marinha e vice-versa, portanto a partir desse dia as coisas passarão a funcionar nas normas e com base nas leis. Os militares da unidade do batalhão da Presidência da República passarão a usar a boina verde; é preciso que haja a colaboração de todos para sairmos da situação da desorganização em que nos encontramos”, prometeu.

General Biague Nan Tan, afirmou ainda que a partir do dia 23 do mês em curso, a polícia militar passará a ter o poder de manter a ordem e disciplina, sobretudo para controlar aqueles que pretendem violar as normas estabelecidas na emanação da convivência salutar.

O representante do Coletivo dos Oficiais Superiores das Forças Armadas, Coronel Albertinho António Cuma, saudou o chefe de Estado-Maior das forças armadas pelo esforço que tem vindo a demonstrar para cumprir com as suas promessas em termos da organização da classe castrense.

Pediu ainda ao general no sentido de trabalhar afincadamente para acabar com a ingerência dos militares e paramilitares nos problemas políticos ou civis, sobretudo no concernente à disputa de posse de terra.

O Brigadeiro Tomas Djassi, Comandante da Guarda Nacional, disse estar satisfeito pela mudança registada no seio das forças armadas. Acrescentou ainda que o desejo dos militares como também dos paramilitares é trabalhar para o desenvolvimento do país.


4 comentários :

  1. Ju Djaquite Muito obrigado sua excelencia general Biague. Que deus lhe proteja e que lhe permaneca s frente daquela instituicao.

    ResponderEliminar
  2. Djime Djalo e isso mesmo viva para ele

    ResponderEliminar
  3. Laurindo Silva Dos Santos isso que è um dever de um CEMFAR espero que ele consiga oatingir o seu objetivo de manter a ordem

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente digo obrigado Sr. general. Soube estar e manter à distância os problemas dos políticos guineenses. Muito obrigado.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.