domingo, 25 de outubro de 2015

CPLP: Detenção dos ativistas detidos em Angola é arbitrária - relator da ONU

A continuação da detenção dos ativistas angolanos, entre os quais o luso-angolano Luaty Beirão, foi hoje classificada como "arbitrária" pelo relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos Defensores dos Direitos Humanos, Michel Forst.

A privação de liberdade pelo simples facto de defenderem a boa governação e exercido o direito à liberdade de expressão e de reunião pacífica pode ser considerada arbitrária", declarou Michel Forst.

Nesse sentido, o relator das Nações Unidas insta as autoridades angolanas a libertar os ativistas, que se encontram presos desde junho passado sob a acusação de tentativa de golpe de estado e de preparação de um atentado ao Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Entre os detidos encontra-se o músico luso-angolano Luaty Beirão, que entrou hoje no 33.º dia de greve de fome de protesto pela manutenção da detenção mesmo depois dos prazos legais já se terem esgotado.

A este respeito, Michel Forst disse estar preocupado com estado de saúde de detidos que entraram em greve de fome para protestar e com as condições de detenção.

"A defesa e a promoção dos direitos humanos tornou-se uma atividade altamente perigosa em muitos países", sublinhou.

O relator especial acrescentou que além de ser totalmente legítima de acordo com as obrigações de Angola ao abrigo da legislação dos direitos humanos, as críticas à governação feitas pelos ativistas detidos "é essencial para o debate livre e público necessário à uma sociedade civil saudável no país".

Em setembro, os ativistas foram acusados de "atos preparatórios de rebelião" e "de conspiração contras as instituições do Estado". O julgamento inicia-se no dia 16 de novembro.

"Na qualidade de enviado independente do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre Defensores dos Direitos Humanos, apelo a que todas as acusações sejam retiradas e que os ativistas sejam imediatamente libertados", instou.

De nacionalidade francesa, Michel Forst foi nomeado em 2014, pelo Conselho de Direitos Humanos, relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos Defensores dos Direitos Humanos. Com Lusa


1 comentário :

  1. A critica, dirigida ao governo angolano, é do Bispo emérito das Forças Armadas e de Segurança em Portugal D. Januário Torgal Ferreira a propósito do activista Luaty Beirão em greve de fome há um mês e que será julgado de 16 a 20 de Novembro próximo.
    O rapper luso-angolano detido está internado numa clinica privada em Luanda, e é acusado com mais 16 pessoas, da preparação de um golpe de Estado e de um atentado contra o Presidente angolano, “uma calúnia” diz o prelado português à Rádio Vaticano que considera “tudo isto ridículo”, um “balde de água fria para quem acredita na democracia”.
    “Estão a fazer a mesma coisa que o Salazar fazia através da Pide” acrescenta D. Januário Torgal Ferreira, que admite que “Angola pode padecer de uma anomalia de não constituir um Estado de Direito”. Em entrevista ao jornalista Domingos Pinto, o Bispo emérito das Forças Armadas e de Segurança pede mais intervenção do governo português neste processo e mais “pressão” da Comunidade Internacional.

    http://pt.radiovaticana.va/news/2015/10/22/pris%C3%A3o_de_luaty_beir%C3%A3o_eles_est%C3%A3o_a_repetir_o_colonialismo/1181062

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.