terça-feira, 23 de agosto de 2016

A Guiné-Bissau pode exportar em 2016, mais de cento e oitenta e oito mil toneladas da castanha de caju.

A Guiné-Bissau pode exportar em 2016, mais de cento e oitenta e oito mil toneladas da castanha de caju. São previsões avançadas esta terça-feira pelo Ministro do Comércio que confirma a exportação até aqui, de cento e setenta mil toneladas.

A Guiné-Bissau pode exportar em 2016, mais de cento e oitenta e oito mil toneladas da castanha de caju.

São previsões avançadas esta terça-feira pelo Ministro do Comércio que confirma a exportação até aqui, de cento e setenta mil toneladas.

Em conferência de imprensa, António Serifo Embaló, justifica este aumento pelo bom trabalho de fiscalização

O Ministro do Comercio acredita ainda que as exportações este ano, vão superar largamente os cento setenta e três mil toneladas exportadas em 2015.


Até aqui, a exportação da castanha de caju rendeu ao tesouro público duzentos milhões de dólares americanos. Com a Rádio Difusão Nacional

1 comentário :

  1. O Ministro do Comércio e Artesanato anunciou hoje que até agora ja foram exportadas mais de 170 mil toneladas de castanha de caju.

    "Temos ainda188 mil toneladas declaradas e prontas para serem exportadas", confirnou Antonio Serifo Embalo durante uma conferência de imprensa, na qual desmentiu as acusações feitas contra si e a instituição pelo empresário Braima Canté.

    Segundo o governante, este aumento "muito significante" em termos de exportação daquele produto no pais foi possível graças as medidas implementadas pelo seu pelouro, nomeadamente a fiscalização e instituicionalização de um guichet único para atender à todos os processo relacionados com a comercialização e exportação de caju.

    Referindo-se à casos de fuga da castanha através da fronteira terrestre , Antonio Serifo Embalo disse que só no final da campanha será possivel conhecer a real situação, depois de concluido o relatório ainda em elaboraç
    ão .

    "Existem sinais de que vamos surpreender à todos", sublinhou o ministro que confirmou que as exportacoes deste ano irão superar "largamente" as do ano transacto.

    O ministro destacou que o sucesso também se deve ao bom preço praticado para a compra da castanha junto do produtor que é de cerca de 900 francos, o quilograma.

    Entrenato, Antonio Serifo Embalo aproveitou a ocasiao para refutar as acusações feitas pelo proprietário da empresa BC Trading,Braima Canté, segundo as quais ele(empresário) terá sido perseguido pelo Ministério do Comércio e Artesanato

    O emprersário em questão teria sido denunciado em como tentara efectuar a exportação das suas castanhas sem o pagamento das suas obrigações fiscais.

    De acordo com o ministro, Braima Canté não tinha documentos legais para proceder a exportação de dois contentores que foram retidas pelos Serviços de Inspecção do Ministério do Comércio.

    "O camião da empresa forçou a sua entrada no Porto sem estar munido de documentos exigidos", replicou Serifo Embalo.

    Por outro lado, o ministro manifestou a sua estranheza pelo facto de o Ministério Público (MP) ter ordenado a libertação dos contentores em causa, uma vez que o seu proprietário apresentou documentos com assinaturas falsas.

    "A Empresa BC Trading falsificou as assinaturas do Director-geral das Alfândegas e do Director do Contencioso na sua quitação", denunciou António Serifo Embalo.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.