terça-feira, 30 de agosto de 2016

Guiné-Bissau no CS da ONU, mais uma vez!

Por, Jornalista Umaro Djau

Hoje, mais uma vez, o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas e o Chefe da UNIOGBIS, Modibo Touré vai falar para o Conselho da Segurança da ONU, contando com as participações dos embaixadores Luís Bermdez (Uruguai) e António Aguiar Patriota (Brasil).

As alocuções concentrar-se-ão em questões como a última decisão do STJ sobre a validade do Governo de Baciro Dja, as sanções 2045 sobre a Guiné-Bissau, a possível retirada das tropas de ECOMIB, e os riscos das organizações terroristas e de narcotráfico se aproveitaram da situação vigente no país.

Como uma pessoa preocupada com a situação da Guiné-Bissau, gostaria de saber se a UNIOGBIS e a ONU em geral terão a frontalidade (e a coragem) de serem igualmente duros em relação à classe política guineense e à ANP devido ao incumprimento das decisões judiciais e ao desrespeito à Constituição da República, tal como foram em 2012 em relação aos militares guineenses?

Até agora as incidências da ONU têm sido sobre a necessidade da revisão da Constituição da República da Guiné-Bissau, mas até que isso aconteça, a presente carta magna -- por mais incipiente que ela seja -- é certamente a única que deve guiar o funcionamento institucional do país, no ponto de vista legal. Assim, fazer quaisquer recomendações fora deste quadro seria certamente contraproducente e ineficaz.

Na minha opinião, para que a ONU continue a apelar aos doadores e aos parceiros internacionais, nomeadamente a CEDEAO, no sentido de apoiarem a consolidação da paz na Guiné-Bissau, ela tem que ser capaz de mostrar também sinais claros de consistência nos seus posicionamentos e nas suas recomendações.

Aguardamos ansiosamente.


Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.