terça-feira, 4 de outubro de 2016

Nota de Pesar à família do político e empresário guineense ABEL INCADA

Foi com grande pesar que hoje, 04 de Outubro, recebemos a notícia do falecimento do político e empresário guineense ABEL INCADA. Um homem íntegro, humano, que lutou por grandes causas da Guiné-Bissau e do povo guineense, e em especial, do PRS do que ele foi militante exemplar, sempre ajudando a construir a ideologia do partido, desenvolver e realizar os sonhos dos militantes e simpatizantes do PRS e do povo guineenses em geral.

Sem dúvida ele foi um político e empresário, exemplar, e deixará em nossas lembranças e na nossa história seu legado.

Neste momento doloroso, vimos externar nossos sentimentos e nos solidarizar com a família do político e empresário guineense ABEL INCADA. Rogamos a Deus que nós aconchegamos de seus braços receba ABEL INCADA, e que no calor de seu imenso coração conforte a todos por esta grande perda.

IBD, editor

4 comentários :

  1. Estávamos em 2008.

    Os chineses não queriam aceitar o terreno disponibilizado para a construção do Palácio da Justiça. Diziam, e com razão, que era pequeno e não permitiria construções de posterior alargamento; que era muito baixo e desnivelado, logo iria precisar de muito aterro; que estava ao lado de um Banco e junto de um Hospital (o Militar) e não seria adequado construir um Palácio da Justiça nessas proximidades; ademais, acrescentavam, o ideal seria que o edifício do órgão judicial se enquadrasse nas proximidades do Palácio do Governo, cujas obras já se haviam iniciado.

    Era domingo. Dirigi-me a uma zona junto ao QG, para importunar o descanso do PM, que se encontrava em convívio com os amigos. Anunciei-me e, em jeito de SOS, disse: «_Preciso de ver Abel Incada, é um assunto urgente. Preciso de um terreno dele, pois os chineses, a equipa técnica, chegam na 3.ª feira e tenho que ter uma resposta.» Poucos minutos depois, chegou Abel Incada. Homem altíssimo, comerciante, Conselheiro do PM e dono do terreno implorado. Numa situação um pouco caricata, a um canto e fora do convívio promovido pelo PM, Abel Incada ouviu atentamente a minha súplica: «É para o Estado e para a nossa Justiça! Não temos infra-estruturas!» Depois de praguejar um pouco, ficou pensativo e, mais para me acalmar, finalmente falou, de forma muito serena: «_É muita diferença. Tinha projectado construir um hotel nesse terreno. Mas deixa-me pensar, amanhã digo qualquer coisa.» Quase não dormi nessa noite.

    Pouco passava das 9 da manhã quando Abel Incada me entra pelo Ministério adentro e me atira à queima-roupa:

    - Fique com o terreno.
    - Contrapartidas? – disparei, de forma igualmente curta e objectiva.
    - Nenhuma. Permuta. Troca por troca, pelo terreno desprezado – respondeu.

    Assim foi… Obrigada por mim e por todos nós.

    Pudessem todos os políticos sentir o apelo do interesse público e nacional.

    Descansa em paz, Abel Incada.

    Carmelita Pires, ex-Ministra da Justiça e Presidente do PUSD

    ResponderEliminar
  2. Foi com a mais profunda consternação que tomamos conhecimento do passamento físico do Senhor Deputado da Nação Guineense, ABEL INCADA.

    Neste momento de profunda dor, em nome da REPRESENTAÇÃO E A DIRECÇÃO "APU-PDGB",DIÁSPORA EUROPA PORTUGAL, dos seus militantes e simpatizantes, inclinamo-nos diante da memória do Sr. Abel Incada e apresentamos, ao Partido da Renovação Social e à família enlutada, as nossas mais sentidas condolências.

    Lisboa, 05 de Outubro de 2016.

    Tcherno Baldé

    Representante "APU-PDGB", DIÁSPORA EUROPA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  3. A Representação do Partido da Renovação Social (PRS) na diáspora Guineense em Portugal, manifesta o seu profundo PESAR pelo desaparecimento súbito do Deputado da Nação e membro do Conselho de Estado, Abel Iamedi Incada.

    É uma perda irreparável duma figura de destaque no PRS pois, para além das funções referidas, também era membro da Comissão Política e da Comissão Executiva do PRS, sendo de realçar que foi candidato às Eleições Presidenciais de 2014.

    De salientar também que foi uma figura que esteve sempre na linha da frente na luta pela consolidação da Democracia na Guiné Bissau.

    Que a sua alma descanse em paz

    A Direção

    Pedro Pã

    ResponderEliminar
  4. COMUNICADO DE CONDOLÉNCIAS
    A Presidência do Partido da Renovação Social, PRS, vem em nome da sua Direcção Superior, informar a todos os seus militantes, Dirigentes e Responsáveis, bem como, ao povo guineense em geral, de que faleceu, hoje, em Portugal o militante da Primeira Hora do PRS, o Membro da Comissão Executiva, Deputado da Nação e da União Africana, o Empresário Abel Iamedi Incada, Combatente da Liberdade e da Democracia na Guiné-Bissau.
    O malogrado Empresário Abel Iamedi Incada foi, em vida, um concidadão humanista, Patriota convicto e consequente, tendo prestado serviço a Pátria, que o viu nascer, em todas as frentes de combate pela liberdade, Paz, estabilidade duradoura e o progresso.
    Empresário, Administrador de Empresa e Sócio maioritário do Grupo Belinca, nasceu a 12 de Janeiro de 1962, em Binar, Sector de Bissorã, Região de Oio, na República da Guiné Bissau, filho de Jorge Incada e de Maria Incada.
    • Em Abril de 2000 é nomeado Membro do conselho de Estado da Republica da Guiné-Bissau;
    • Em Março de 2002 é eleito Segundo Secretário da Câmara Consular Regional da UEMOA, Lome/Togo;
    • Em Março de 2002 é eleito Presidente da Câmara de Comercio Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS);
    • Presidente do Conselho de Administração do Grupo Belinca;
    • Candidato Presidencial escolhido pelo PRS Para as Eleições Presidenciais de 13 de Abril de 2014.
    • No mundo empresarial e de negócios até a data da sua morte, manteve permanente contacto com grandes e prestigiadas empresas e grupos financeiros de reconhecido mérito internacional, tais como as Sociedades OHMI – OSAKA, Japão; AFRIJOR; Caves Don Teodósio, Rio Maior, Portugal; Haut Je vise, Anadia, Portugal Sarvinho, Leiria, Portugal; STENAKS; Pays-Bas;
    Neste momento de tristeza e de consternação, a Direcção Superior do PRS associa-se a dor, expressando as suas profundas e sinceras condolências a família enlutada e roga a Deus, todo poderoso, que a sua alma Repouse em paz.
    Feito em Bissau aos 04 dias de Outubro de 2016
    A Direcção Superior do PRS
    Alberto M´Bunh Nambeia
    Presidente

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.