terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Guiné-Bissau: Finanças públicas com deficit de 8.3 bilhões de francos cfa

O titular da pasta das finanças afirmou esta terça-feira que o país possui um déficit de 8.3 bilhões de francos CFA.

João Aladje Fadia que fazia o balanço da situação das finanças públicas diz que em relação ao tesouro, têm descoberto em termos de conta corrente cerca de 10.4 bilhões de francos CFA.

“ Temos um deficit neste momento de tesouraria de 8.3 bilhões de francos CFA. Portanto esse é o desafio que temos que tentar vencer e que penso com a compreensão de todos podemos concretizar”.

O ministro sublinhou que ainda é necessário realizar cerca de 12 bilhões de francos CFA de receitas para atingir a meta atrasada com FMI, tendo adiantado que em relação a execução orçamental e a situação do tesouro a situação é deveras preocupantes porque em termos da execução orçamental e atingir as metas atrasadas com o Fundo Monetário Internacional ainda é necessário realizar cerca de 12 bilhões de francos CFA de receitas e as despesas tem que estar contida dentro daquilo que foi programado”, frisou.

Por outro lado, disse que as despesas não tituladas rondam cerca de 9.2 Bilhões de francos CFA, razão pela qual terão que requalificá-lo.

Perante esta situação, o governo criou um comité de tesouraria que vai se ocupar da gestão dos recursos públicos com rigor e transparência

João Aladje Fadiá que falava da situação das finanças públicas disse igualmente que os salários do mês de Novembro já foram pagos e o referente ao mês de Dezembro “ ainda esta semana será pago”, concluiu.

De referir que a politica económica e financeira que se quer implementar enquadra-se nas regras mínimas de boa governação. Com Rádio Sol Mansi

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.