sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

“djurtus”- Selecção Nacional da Guiné-Bissau de Futebol, parte no sábado para Gabão

A Selecção Nacional de Futebol “Djurtus” deve partir, este sábado (07/01/2017), para o Gabão para participar no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2017. Até esta sexta-feira, horas antes da partida da selecção, não existe lista definitiva dos vinte e três (23) convocados que irão partir para o Libreville

As competições devem começar no dia 14 deste mês de Fevereiro, com o jogo inaugural entre o país anfitrião, o Gabão, e estreante na prova, Guiné-Bissau.

A selecção Nacional “Djurtus” venceu, esta quinta-feira (05/01/2016), a selecção local sub-23 por 4-0, o jogo decorreu no estádio nacional 24 de Setembro no único jogo treino no solo guineense antes do CAN.

No mesmo dia que foi realizada uma palestra sobre “a evolução do futebol guineense”, para preparar a participação da selecção nesta competição.

Entretanto, durante esta actividade o presidente da Federação de Futebol de Guiné-Bissau, Manuel Irenio Nascimento Lopes, disse que o futebol pode mudar página negativa do país por isso as autoridades nacionais devem empenhar mais no apoio a selecção.

O responsável desportivo acusa ainda o ministério de desporto de bloquear desenvolvimento da selecção nacional.

“Muitas vezes disse que quem cria bloqueio do desporto nacional é o ministro da juventude, da cultura e dos desportos. Ele sempre tem estado a bloquear qualquer desenvolvimento em termos de relação entre o Estado e a Federação. Isto não é um mérito e nem direito dele”, acusa.

“Somos subestimados por subestimamos a nossa pessoa. Somos desvalorizados porque fazemos a mesma coisa com a nossa pessoa. A partir de hoje devemos chamar “Djurtus” de menino de ouro, para sentir orgulho dos seus esforços”, pede o responsável do desporto nacional que diz estar confiante nos guineenses que conseguem sempre o que querem.


Os dirigentes nacionais de Futebol mostram confiantes na vitória da Guiné-Bissau no CAN 2017. Guiné-Bissau faz parte da serie A e estreante na competição é o único país Africano da Língua Portuguesa a participar nestas competições. Com a RSM

1 comentário :

  1. A seleção Nacional da Guiné-Bissau despediu-se hoje do presidente da república no palácio presidencial num acto que contou com a presença do primeiro ministro Umaro Sissoco.




    Os Djurtus foram recebidos pelo primeiro magistrado da Nação num ambiente de festa que onde José Mário Vaz entregou a Bandeira Nacional ao capitão da turma Nacional Bocundji Cá, a bandeira esta que os Djurtus prometem dignificar no Gabão.




    Por seu turno, Manuel Irénio Nascimento Lopes, presidente da Federação Nacional de Futebol, entregou a camisola ao Presidente da República com o nome deste magistrado e número 1 pregado às costas.




    Em princípio amanha está prevista a partida da seleção nacional para Gabão, país que acolhe a presente edição do Campeonato africano das nações e pela coincidência o primeiro adversário da turma nacional no CAN-2017 e consequentemente o primeiro adversário numa fase final do CAN.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.