sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Governo da Guiné-Bissau e a ONU preparam assistência aos refugiados da Gâmbia

No seguimento de um pedido do Governo da Guiné-Bissau ao sistema das Nações Unidas no país e aos principais parceiros internacionais, foi criada uma comissão multidisciplinar para preparar um plano de assistência aos milhares de refugiados gambianos que já entraram no país.

Segundo concluiu uma missão conjunta que se deslocou ao norte do país no dia 18 de Janeiro, já entraram na Guiné-Bissau, 4327 nacionais da Gâmbia. Desde o dia 15, o número de entradas registadas ronda as mil por dia.

A maioria são mulheres, adolescentes e crianças, vem sobretudo da região de Brikama, a sul de Banjul. Estão a ser acolhidas por familiares ou amigos sobretudo na região de Bissau, Bafatá, Cacheu e Oio. Os principais pontos de entrada oficial na Guiné-Bissau são Djegue, Farim, Cambadjo, Senabaca e Pirada. No entanto há também pessoas a cruzar a fronteira entre o Senegal e a Guiné-Bissau em Ingoré, Bigene e Varela.

A missão, liderada pelo Coordenador humanitário da ONU na Guine Bissau, Ayigan Kossi, facilitada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e pelo Comité Nacional para os refugiados, verificou que as pessoas se encontram em grande risco de segurança alimentar, uma vez que as famílias de acolhimento não poderão sustentá-las por muito tempo. O afluxo de pessoas pode trazer também uma sobrecarga aos serviços de saúde que desde já são insuficientes para a população normal.

Face a esta situação, o Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério do Interior, que está a registar as pessoas, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, prepararam um plano de contingência e solicitou ajuda aos parceiros.

No dia 19 de Janeiro foi criada uma comissão técnica multidisciplinar, composta, entre outros pelo ACNUR, Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Alimentar Mundial (PAM), os dois ministérios acima citados, o Instituto Nacional de saúde (INASA).

A comissão irá desde já organizar a ajuda alimentar de emergência e preparar um plano de emergência, coordenando a ajuda de todos os parceiros, para assistir até 10 mil pessoas, durante 4 a seis semanas, assim como fazer a triagem e avaliação de necessidades e continuar a monitorizar a situação.

“Se a situação política se complicar é possível que o afluxo de pessoas aumente, mas esta previsão já nos permite ajudar estas pessoas durante 4 semanas, depois o plano pode ser revisto, no entanto não é necessário esperar pelo plano para fornecer desde já ajuda alimentar a estas pessoas”, explicou Ayigan Kossi.


“Precisamos da ajuda dos parceiros internacionais para aumentar a capacidade de resiliência das famílias que estão a receber os refugiados”, disse Tibna Sambé Na Wana do Ministério do Interior.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.