quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A situação na Guiné-Bissau - Conselho de Segurança, 7883ª reunião

Os membros do Conselho manifestaram a sua profunda preocupação com o impasse político na Guiné-Bissau e instaram as partes interessadas nacionais a implementarem o acordo de Conakry sobre a implementação do roteiro da CEDEAO para resolver a crise política na Guiné-Bissau, Setembro de 2016 em Bissau.

Os membros do Conselho de Segurança salientaram a necessidade urgente de assegurar um diálogo inclusivo entre os principais actores nacionais para assegurar o funcionamento eficaz do Governo e congratularam-se com a não ingerência constante das forças de segurança.

Os membros do Conselho de Segurança exortaram todas as partes a absterem-se de retórica inflamatória e a tomarem as medidas adequadas para refrear a situação.

Os membros do Conselho de Segurança convidaram todas as partes a cooperar para assegurar o funcionamento adequado da Assembleia Nacional Popular para aprovar reformas importantes.

Os membros do Conselho de Segurança instaram as autoridades nacionais a agilizar a revisão da Constituição da Guiné-Bissau

Os membros do Conselho de Segurança felicitaram o compromisso da CEDEAO, em particular a Missão de Segurança da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB) no reforço da estabilidade na Guiné-Bissau. Incentivaram a CEDEAO a manter a presença do ECOMIB para além de Junho de 2017 e encorajaram os parceiros internacionais a considerar a possibilidade de estenderem o seu apoio nesse sentido.

Os membros do Conselho de Segurança congratularam-se com a iniciativa de enviar a missão de mediação da CEDEAO a Bissau.

Os membros do Conselho de Segurança instaram os doadores a envolverem-se e apoiarem um diálogo nacional inclusivo e sublinharam a necessidade de haver um Governo funcional na Guiné-Bissau para trabalhar para restaurar a confiança dos parceiros de desenvolvimento, resolvendo o impasse político.

Os membros do Conselho de Segurança expressaram preocupação com os desafios colocados pela criminalidade organizada transnacional e outras ameaças emergentes, incluindo o tráfico de drogas, no país.

Os membros do Conselho de Segurança manifestaram o seu apoio ao Representante Especial Touré e pediram-lhe que continuasse a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para a resolução da crise política na Guiné-Bissau.


Eles também expressaram seu apoio à recomendação do SG da ONU de estender o mandato do UNIOGBIS por mais um ano. Tudo sobre (A situação na Guiné-Bissau - Conselho de Segurança, 7883ª reunião)

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.