quinta-feira, 16 de março de 2017

A Guiné-Bissau deverá exportar cerca de 200 mil toneladas de caju em 2017, diz Directora do BCEAO

As projecções do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), apontam para um crescimento no volume de exportação da castanha de Caju este ano na ordem de quase 200 mil toneladas.

Essas projecções feitas quarta-feira pela Directora Nacional do Banco Central de Estados da África Ocidental (BCEAO), a margem da Jornada nacional de Difusão da Balança de Pagamento da Guiné-Bissau 2015 e do Comércio Externo da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) que reuniu os economistas na capital Bissau.

Helena Nosoline Embalo disse que por dois anos consecutivos, o saldo da balança das transacções corrente foi positivo devido a vitalidade da exportação da castanha de caju, e que também o saldo global foi positivo evidenciando assim um reforço das reservas cambias do país.

"Apesar das projecções positivas dos dois indicadores, o país deve estar atento e com tendências de diversificar a sua base produtiva e a exportação, de forma a fortalecer a economia nacional", disse Embalo.

Para colocar o país no caminho de crescimento forte e sustentável, o ministro do Estado da Economia e Finanças, Aladje Mamadu Fadia, defende que é necessário levar a cabo um conjunto de reformas, e adopção de medidas que permitem reforçar a produção e a produtividade, através do desenvolvimento do capital humano, da transparência governativa e do fortalecimento das instituições.

Fadia disse que, perante o facto, o governo está engajado a trabalhar para o aumento do stock do capital produtivo do país.


De acordo com o Banco Central dos Estados de África Ocidental, até final de Junho de 2017 todos os bancos do país deverão reforçar os seus capitais sociais para 10 milhões de francos CFA, para permitir aumento da produtividade da produção concorrente, e melhoria da conta externa do país no quadro das reformas estruturais necessária na economia nacional. Com Agencia de Noticias da Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.