quarta-feira, 26 de abril de 2017

ECOMIB começa a entregar sexta-feira estrutura de segurança a Forças Armadas Revolucionarias do Povo da Guiné-Bissau

A ECOMIB, contingente militar da organização da África Ocidental estacionado em Bissau, vai começar a entregar a partir de sexta-feira ao Exército guineense a estrutura de segurança.

A decisão da retirada daquele contingente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já tinha sido anunciada na conferência de chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Dezembro.

Na segunda-feira, em comunicado, a CEDEAO relembrou que a missão vai deixar completamente o país até 30 de Junho, iniciando a retirada na sexta-feira.

A CEDEAO "instou a comunidade internacional a dar todo o apoio necessário para assegurar uma transição completa e sem conflito da estrutura de segurança da ECOMIB para o exército nacional".

No mesmo documento, a CEDEAO salientou que a decisão da retirada total da ECOMIB foi notificada ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, a 21 de Abril.

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, já tinha afirmado em Março que considerava extemporânea a presença da ECOMIB no país, porque confia nas forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau. Com a Lusa

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.