terça-feira, 13 de junho de 2017

Guineense Domingos Simões Pereira convidado para Academia da Cultura Portuguesa

“Guineenses têm as suas culturas, não há Culturas superiores, nem inferiores, no verdadeiro sentido da palavra! Isso foi uma pretensão da ignorância antiga, no passado da Humanidade, derivado justamente da sua ignorância mútua! O povo guineense tem a sua Alma, o seu Espírito, impregnados pela Sabedoria herdada dos Antepassados. Cada Cultura é uma singularidade, uma criação insusceptível de imitação, porque traz sempre a marca de uma espiritualidade mística, partilhada por um certo grupo humano, tornando-se o seu distintivo!”- Dr. Wilkinne

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira foi convidado para integrar a Academia Internacional da Cultura Portuguesa (AICP), cargo que vai assumir a partir do próximo dia 26, em Lisboa.

Segundo Domingos Simões Pereira, o convite "é o reconhecimento do povo e das autoridades portuguesas" pelo seu desempenho no desenvolvimento da língua e cultura lusas o que, disse, o enche de orgulho.

"Recebi este convite como um sinal de confiança, de apreço, de uma manifestação das autoridades, do povo português e de todos os que partilham a língua portuguesa, talvez de algum reconhecimento pelo trabalho que eu tenho desenvolvido no passado e talvez, de alguma forma, no presente", declarou Domingos Simões Pereira.

O político guineense foi secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2008 a 2012.

Quando receber a acreditação oficial no próximo dia 26, em Lisboa, para ser membro correspondente da AICP, Simões Pereira passará a ser o segundo guineense a integrar aquela associação, depois de Carlos Lopes, antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas.

Sem esconder o regozijo pela nomeação, Domingos Simões Pereira disse ter recebido a sua indicação como "sinal de esperança" que o povo português, em particular, e os restantes falantes da língua portuguesa "dão aos guineenses".

Considerou ainda que a sua indicação para a AICP simboliza a esperança de que "o amanhã pode ser positivo e pode, de facto, florir" para os guineenses.

Simões Pereira promete levar "uma contribuição positiva" para que a ação da academia continue a servir os povos que se expressam em português pelo mundo. Com a Lusa

2 comentários :

  1. O presidente guineense, José Mário Vaz, convidado para os resistentes Culturas tradicionais da Guiné-Bissau
    O antigo ministro das finanças da Guiné-Bissau e actual presidente guineense, José Mário Vaz foi convidado para integrar a tradicional Internacional da Cultura guineense (TICG) cargo que vai assumir no final do mandato, em Madina de Boé.
    Segundo José Mário Vaz, o convite "é o reconhecimento do povo e das autoridades tradicionais guineense" pelo seu desempenho no desenvolvimento da língua e cultura guineenses o que, disse, o enche de orgulho.
    "Recebi este convite como um sinal de confiança, de apreço, de uma manifestação das autoridades, do povo guineense e de todos os que partilham as línguas guineenses, talvez de algum reconhecimento pelo trabalho que eu tenho desenvolvido no passado e talvez, de alguma forma, no presente", declarou José Mário Vaz.
    O presidente guineense foi ministro das finanças da Guiné-Bissau no governo do PAIGC.
    Quando receber a acreditação oficial no final do mandato, em Madina de Boé, para ser membro correspondente da TICG, José Mário Vaz passará a ser um dos vários guineenses a integrar aquelas culturas tradicionais que resistiram a dominação cultural portuguesa durante 5 seculos, depois de homens grandes das tabancas, conservadores da identidade da Guiné-Bissau.
    Sem esconder o regozijo pela nomeação, José Mário Vaz disse ter recebido a sua indicação como "sinal de esperança" que o povo do mundo, em particular, e os restantes respeitadores das culturas dos povos "dão aos guineenses".
    Considerou ainda que a sua indicação para a TICG simboliza a esperança de que "o amanhã pode ser positivo e pode, de facto, florir" para os guineenses.
    José Mário Vaz promete levar "uma contribuição positiva" para que a ação da TICG continue a servir os povos do mundo.// Carpinteiro, Wilrane Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Sempre dissemos que DSP, mais conhecido por moço de recados, era um agente infiltrado no PAIGC ao serviço do lobby fascista com interesses obscuros no nosso país, esse alienado foi lavado o cérebro em Lisboa quando exercia funções de Secretário Executivo da CPLP, hoje considera-se e identifica-se como um salazarente capaz de prejudicar o interesse nacional em detrimento de interesse estrangeiro, a título de exemplo, a crise política vigente no país, criada por ele e seus mestres fascistas que não se conformaram com a sua exoneração do cargo de Primeiro-ministro, por sua excelência, Presidente da República, José Mário Vaz, por causa da corrupção, clientelismo, nepotismo, negociatas etc.

    Ouvimos dizer que foi convidado pelos seus padrinhos para integrar a academia internacional da cultura portuguesa(AICP). Será que está em melhor posição em relação ao Dr. Hélder Vaz, um grande conhecedor da cultura portuguesa? Ou outros nomes sonantes como Fernando Casimiro(nosso Didinho)? Tudo isso não passa de uma recompensa pelos serviços que tem vindo a prestar ao lobby fascista. Igualmente trata-se de uma tentativa desesperada para tentar levantar a sua popularidade e consequentemente fazer os guineenses acreditar que é um homem fenomenal, por isso foi convidado para fazer parte dessa academia que nem sabe bem o que é. Tacho na base de amiguismo e cunha sem concurso, não deve ser motivo de orgulho ou de reconhecimento.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.