quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Da Independência territorial…

Os ideais da independência da Guiné-Bissau, foram dolorosamente assassinados no altar de egoísmo, oportunismo e mesquinhez…

Por, Dr. Armando Lona

Da independência política à Independência económica e cultural, a distância é grande. Precisa de paradigmas e teia de valores adequados ao nosso tempo.

Obrigado aos arquitectos da primeira Independência, a da bandeira, do hino, em suma a da identidade nacional em difícil processo de construção!

A responsabilidade da minha geração hoje é selar o pacto que conduza à conclusão da obra iniciada. A tarefa é gigantesca e exige uma ruptura profunda. Sem a tal conversão interior (Martin Luther King de revolução de valores, pouco tempo antes da sua morte), a ideia do progresso almejado não passará de uma mera ilusão.

 A mudança não pode acontecer nos meandros de actuais padrões que ditam comportamentos nefastos à sociedade. Tudo que é qualidade é internamente ausente. Compra-se e paga-se tudo no exterior. Desde saúde até simples objectos.

Os ideais da independência, são dolorosamente assassinados no altar de egoísmo, oportunismo e mesquinhez.

 O Estado, entidade necessária, precisa de alicerces, de uma fundação para preencher sua magna missão de garante de segurança e bem-estar colectivo.


O Estado não se nutre de discursos. O Estado só sobrevive com instituições sólidas. Aqui está o maior desafio que nos interpela e para vencê-lo é necessário quebrarmos o muro do medo, as fronteiras partidárias, os fios de complexos e preconceitos. Só assim, a independência deixará de ser um mero vocábulo e será uma realidade tangível com vários sinónimos: igualdade de oportunidade para todos os guineenses, independentemente da cor da pele, origem social (os de praça e os de tabanka), escolas em quantidade e qualidade, boas estradas, bons hospitais, bons centros de pesquisa. Estas são as premissas de uma independência real.

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.