terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Com que facilidade e a ligeireza se condenam a actuação de um militar na Guiné-Bissau?

O termo militar se refere aos membros, instituições, instalações, equipamentos, veículos e tudo aquilo que faz parte de uma organização autorizada a usar a força, geralmente incluindo o uso de armas de fogo, na defesa do seu país através da luta real ou de ameaças percebidas. Como adjetivo, o termo "militar" também é usado para se referir a qualquer propriedade ou aspecto dessas organizações. As organizações militares funcionam muitas vezes como uma sociedade no seio das sociedades, tendo suas próprias comunidades militares, economia, educação, medicina e outros aspectos de funcionamento de uma sociedade civil.
Por: Gen. Dr. Daba Naualna

A facilidade e a ligeireza com que se condena a actuação de um militar, carrega o peso da ignorância que se tem da sua missão e do seu dia-a-dia.

Ele é o único servidor do Estado a quem não é lícito invocar o perigo de vida para não cumprir o seu dever, sob pena de crime de cobardia, previsto e punido no Código da Justiça Militar.

Ser militar é viver cada dia como se fosse último dia da sua vida.

É dar a sua vida em defesa dos demais, mesmo quando esses não nutrem algum sentimento de simpatia para si.

É ser altruísta, oferecendo sem sinalagma o que há de mais sagrado no mundo: a própria vida. Mas mesmo assim, muitos vêm-no como um indivíduo sem eira nem beira, que só abraçou a profissão das armas por falta de alternativas.

Ser militar é tão nobre que as eventuais falhas, mesmo quando disciplinar ou criminalmente sancionáveis, estejam a coberto dessa mesma nobreza.

Em suma, o militar é gente, um amigo para os dias da angústia e um protector em quem pode-se confiar, apesar das suas imperfeições.

VÍCIOS

Se é certo que o vício é uma dependência que se cria gradualmente, até chegar ao estado de quase irreversibilidade. Digo quase, porque não existe vício irreversível. Não será menos verdade que combate-lo é um trabalho árduo que dure o seu tempo, contanto que pelo caminho existam recaídas e recuperações.

Por isso mesmo se um viciado, de verdade, aparecer perante a tua face e dizer-te que, de um dia para outro, deixou vício, sem que tenha transcorrido um período, suficientemente, razoável sobre a data da última dose, desconfie que ele esteja a mentir! O vício não se deixa de um dia para outro, tal como a morte de uma andorinha não faz e nem desfaz a primavera.

Portanto, não lhe confie os teus créditos, porque se um dia as saudades da vida anterior baterem forte ele perderá o discernimento e a lucidez num ápice e, como sempre, o arrependimento chegará tarde.

Vá por mim, meu filho, mudanças bruscas, desconfie sempre

ABERTURA A OUTRA REALIDADE

Se um sapo, nascido dentro de um poço, não tiver a sorte de sair de fundo do mesmo para conhecer outros lugares mais vastos, pensará, na sua ignorância, que o poço onde nasceu é o lugar mais vasto que há no mundo.

Da mesma maneira funciona a cabeça dum preconceituoso, tribalistas, racista e xenófobo.

Todavia, a única coisa, neste mundo, que não têm dono é o povo. Por isso mesmo não é coisa, porque se o fosse teria dono. Então o povo não é coisa!

Povo

A única coisa, neste mundo, que não têm dono é o povo. Por isso mesmo não é coisa, porque se o fosse teria dono. Então o povo não é coisa!

Portanto, a evolução do mundo tem o odor da estupidez dos mais fortes e a frescura dos fracos. Porque o facto final é a verdade! A verdade só liberta se é conhecida e praticada. O contrário, só milagre mesmo.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.