quinta-feira, 10 de abril de 2014

COMERCIANTES PARA O BALCÃO!



PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM



Pelas Futuras Gerações e pela nossa!   Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!

Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!

Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.

A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.

Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!

Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!

O caminho é longo e movediço!   Mas é o caminho!    Somos OS IBD


FREHU-N-FLIF Nº 29 – COMERCIANTES
 PARA O BALCÃO!

Eles sabem guardar cheques e outros valores! Gostam da boa vida! É uma arte que se aprende com a experiência. E, como qualquer arte, requer tempo para se esmerar! O País também precisa disso! Mas para a Política!...precisamos de outro tipo de dirigentes! Temos que os fazer! Temos que os mandar fazer, mesmo que no estrangeiro!

Não é possível servir a dois senhores: a apetência pelo dinheiro (inclusive do alheio) e o interesse colectivo de um Povo ao desenvolvimento sadio.

Ou se há-de privilegiar um, ou se há-de descuidar o outro. Não há meio-termo.

O risco maior é descuidar o interesse colectivo e privilegiar os jogos de poder em benefício próprio ou de grupo de amigos. Será preciso lembrar que o País está farto desse tipo de líderes?

Não é por acaso que vemos sucederem-se no poder as mesmas caras, durante anos e décadas!

E, quando não são as mesmas, são de filhos ou sobrinhos, daqueles que se abotoaram com o património colectivo, sem qualquer mérito, sem qualquer justificação!

Quantas vezes, ouvimos dizer, poucos anos depois da independência (ainda o País era uma criança, a tentar pôr-se de pé) que o dirigente tal arranjou, em poucos anos de ditadura de Partido único, sete Pontas (propriedades latifundiárias), de dimensões respeitáveis, em várias regiões do Pais. Alguém ousou questionar? O que fez para merecer? Nada!

É preciso corrigir esse passado tenebroso (que ainda ensombra a nossa realidade política), para evitarmos a repetição ou continuação de abusos semelhantes.


(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue.

Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.