Por, James Wilbonh Flor
O PAIGC, é um partido, que tem que
perceber que, o benefício de dúvida que lhe foi dado sempre por razões
históricas da luta, já terminou.
E, os Parasitas que não tem formação e que
assaltaram os prédios do estado, dentro da cidade de Bissau em nome de antigos
combates e dali cozinhando todas intrigas e Golpes e conta - Golpes desde 1980, devem
perceber que já não a ninguém nesta fase que esta interessado a ouvir as intrigas, queremos
é gentes a trabalhar com competências, tentando resolver o anseio do Povo em
geral, através dos Projectos abrangentes a nível nacional, criando assim as
infraestruturas que permita alavancar o País (não só Bissau) rumo a um
desenvolvimento. Estes ditos OS
VETERANOS, que não passa duma legião parasita, maioritários
semianalfabetos, ignorantes convencidos em donos do PAIGC e assim de
sobrepor-se as leis da República, ao ponto de acharem não sei em nome de quê, ter
o poder de influenciar a eventual decisão de Presidente da República eleito
por Guineenses.
Que fiquem a saber que o Presidente da Republica,
embora seja do PAIGC, é Presidente a partidário, e de todos os Guineenses, tem poder
Próprio, conferido pela lei magna da República, que nem precisa de conselhos de
nenhum jubilado partidário para o usar como e quando. Portanto, deixem de fazer
a figura triste, com igualmente a designação triste de Veteranos, como tem
acontecido nos regimes passados.
O vosso protetorado, esta desmascarado,
os ventos hoje são outros. Com este Governo, e sobretudo, com este Ministro de
Finanças, os Vossos filhos, netos, tem que soarem, para ter Bolsas de Estudos.
Tem que esperar para vossos vencimentos, como antigos combatentes-já chega as
vivendas que assaltaram. São estas regalias, que não estão a ser acautelados
por Ministros das Finanças, por isso a vossa intriga agora é de bater o
Governo.
O vosso desejo e caprichos Familiares não
e nunca devem sobrepor-se ao interesse Nacional, sabemos que foi isso que sempre
fizeram, mas hoje esta dialética egocentrista não tem mais pés para andar. A Guiné-Bissau
é de todos e o Presidente Republica é suprapartidário, deve gelar pelos
interesses de todos, não de um Grupinho. Com isso não quero defender o Sr. Primeiro-ministro,
sei que ele e família como dizem por ai, não são exemplo, até o Presidente da Republica,
todos nós sabem a que nível que a corrupção atingiu no nosso País. Mas estas
crónicas intrigas, no seio de PAIGC, com objetivos de alternativamente
beneficiar um certo grupinhos, em detrimento do Interesse coletivo, deve acabar
de vez......
Tenham paciência, regressem nas vossas
assaltadas vivendas, e deixem Governo trabalhar e Presidente da República, finalmente
rompendo com os vícios de Passados. Chega, deixem a Guine em Paz, e barriga de
meia também tem limite.
Nota: Os artigos assinados por amigos,
colaboradores ou outros não vinculam a IBD,
necessariamente, às opiniões neles expressas.
Balanto Dabo Sr. James Wilbouh Flor, tenha respeito, tenha respeito, tena respeito, por favor na qualidade de um intelectual, devias ter respeito pelos Veteranos(Antigos combatentes)Eles merecem respeito de todo o povo Guineense, Nunca foram violentos e insubordinados, veja a historia destes humildes homens (mulheres)desde o primeiro dia da independencia ate esta data.Nao sei a tua idade nem quero saber, mas se o senhor é intelectual hoje foi graças a esses que estaa chamar hoje de iletrados analfabetos,incultos etc, nomes pejorativos . Antes da independencia quantos ciclos preparatorio e liceus existiam na guiné ?Quantos formados haviam ? Pode se contar nos dedos. Os vedadeiros antigos combatentes ,nao exigem muito,mas devem levar em conta a contribuiçao deles dar no minimo. O Assalto a casa, sao em numeros insignificantes,mas porque nao facilitar uma residencia normal a esses monstros da INDEPENDENCIA, o sr. Devia visitar o interior da guiné, para ver sacrificios que estes homens aceitaram pela nossa Independencia(vale a pena viver na probreza do que riqueza na opressao)Os antigos combatentes sao em pequenos numeros, os exitentes actualmente,porque nao ter paciencia com essas pessoas, a fim de acabar os seus dias sem grande sobsaltos. Os ultimos acontecimentos que ensanguentaram a guiné, nao é comandado nem exectuado pelos COMBATENTES (veteranos) Os combatente. Um veterano ou antigo combatente , minimamente hoje tem 57 anos, idade da reforma ou de aceitar o que é bom,porque ja nao tem aquela força de revendicar. Agradecia nao meter o Ministro das Finanças em causa, ele é um homem respeitoso e educado , que sabera com lidar com seus mais velhos, ele que foi pioneiro e militante do PAIGC(combatentes) Peço , a ti e qualquer outro que quer falar dos veteranos(antigos combatentes do PAIGC, façam com moderaçao sem insultos, porque nao mereçem, por mais mal que fizeram deve lembrar o ontem(ingratidao é um pecado).Peço desculpa, por ser um pouco extenso e acho que nao feri a sensibilidade de ninguém, porque nao insultei nao menti. A BEM DA GUINE-No Djuda Kumpo Guine-bissau.
ResponderEliminarBalanço Dabo, boa noite, saudações patrióticas.Antes de tudo agradeço a sua contribuição no dialogo, mas lamento ver o uso seu de algumas expressões, no limite de insulto, o que não é a minha filosofia.
ResponderEliminarSó lhe queria dizer uma coisa, eu sei do que estou a falar, o Sr está equivocado, por favor, quando se lê um texto, alem do que está escrito, é necessário perceber tbm o seu contexto em particular.Ao contrario do que Senhor julga, eu fui Pioneiro, e nasci, nas zonas Libertadas, e portanto conheço bem os Verdadeiros Veteranos da Luta da Libertação.Eu falei de falsos Veteranos, que hoje dizem, alguns até faziam parte de Exércitos Português. Muitos que eram Zé ninguém nas matas do Sul, que escondiam das balas fazendo trabalho meramente logística nas zonas Libertadas, hoje em dia em Bissau, se gozam do estatuto de veteranos.....São estes que assaltaram as casas patrimônio que Portugueses deixaram para administração publica em proveito próprio.São os mesmos que intrigaram os Golpes e contra-Golpes que abriu o caminhos para assassinos em massa dos verdadeiros veteranos em 86, por inveja e medo. Os restantes verdadeiros veteranos estão no Quartéis, portanto não poderiam assaltar as casas de praça, outros se desmobilizaram e voltaram para suas aldeias, caso de Comandante Mbana Cabra.Portanto aqueles que deviam estar nos quartéis, que viraram politicos sem formação nenhuma nesta area, que eram antes, Colegas de Praça do João Bernardo na Praça de Bissau, Juntaram a ele no seu seu regime contra os verdadeiros que vieram de resto do Interior em geral, por este motivos achando mais Civilizados, foram estes que assaltaram o Patrimonio de estado, e foi detes que eu falei, não os Verdadeiros Veteranos, embora usam impropriamente o nome de Veteranos...deviam chamar-se de Veteranos intriguistas. Vá meu amigo e pense bem... chegará a conclusão que o Povo não esta a dormir, ou melhor , o Povo acordou e esta muito vigilante......muito obrigado....
James Wilbongh Flora
Balanto Dabo nao , veja bem o que escrevi, nao insultei, jamais insultarei alguem, se isso esta na iminiencia com alguem, retiro me. li e compreendi .Se fostes pioneiro ainda bem, para ser veterano , da luta nao precisa de ir atacar um quartel, basta participar na luta em qualquer funçao ou missao , de inicio da luta ate o 25 da Abril, é Combatente da liberdade, consequentemente veterano.ha gentes que nas condiçoes normais nem militante do PAIGC,seriam, as actuamente sao membros de bureau politico e barralham as cartas como querem.Na guiné , nao ha casas assaltadas, receberam autorizaçao de alguem. sobre que vieram juntar ao Sr.Presidente, Joao Bernardo Vieira,contra os antigos combatentes, nao vou opinar, talves tens mais informaçoes do eu tenho, mas que eu sei o pr.JBV, foi amigo dos combatentes ninguem esta insento do erro).
ResponderEliminarBalanto Dabo James, vamos deixar disse se um dia nos encontrarmos, vamos discutir melhor, eu sou o teu mais velho, procura me no mensager vamos trocar endereço,no privado assim vamos nos localizar. um abraço
ResponderEliminar