quinta-feira, 30 de julho de 2015

Parlamento guineense, aprova levantamento da imunidade ao deputado indiciado pela justiça

O parlamento da Guiné-Bissau aprovou na noite desta quarta-feira, 29 de Julho, o levantamento da imunidade a um dos deputados indiciado pela justiça, designadamente José Miguel Dias (Zé N’Pu) da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). A resolução passou com 56 votos favoráveis, 33 contra e três abstenções.

Dirigindo-se aos deputados na sequência do pedido de levantamento de imunidade solicitado pela justiça, Presidente do parlamento, Cipriano Cassamá refere que levantar a imunidade não significa o julgamento do parlamento.

Neste sentido lembra que os deputados são eleitos pelo povo e em consequência têm a responsabiliadade de representar o memso povo de uma forma exemplar respeitando as leis.

“Na vida há sempre primeira vez. Existem dúvidas, medo, perguntas e mobilizações. Mas permitam-me dizer que o levantamento do parlamento não significa o julgamento do parlamento e nem estamos a dizer que o deputado A ou B é culpado, mas sim estamos a dizer que a justiça tem a autorização do parlamento para julgar o deputado”, explica.

“E para que esse deputado possa defender o seu bom nome, nome da sua família, a sua dignidade, honra e a sua conduta perante a justiça,” acrescenta.

O Presidente da Assembleia Nacional Popular assinala ainda que levantar a imunidade nao tira ao parlamento o estatudo de um órgao soberano do país.

“O levantamento de imunidade é um ato normal na vida dos parlamentos em qualquer parte do mundo. Levantar imunidade não quer dizer que o Parlamento não é soberano. Nós somos um poder como qualquer outro poder. Somos um poder legislativo” que deve colaborar com o poder judiciário e executivo, assinala Cipriano Cassamá.

Cipriano Cassamá disse ainda que aceitar o levantamento aos deputados é também um acto de respeito pelo poder judicial e não deve ser considerado como uma perseguição política aos parlamentares chamados na justiça.

Na sua mensagem, o chefe do Parlamento mostra claramente que não quer ver o hemiciclo guineense a obstruir a ação da justiça no país, mas antes reforçar a sua credibilidade com o levantamento de imunidade aos deputados.

De referir o Procurador-Geral da República, Hermenegildo Pereira deslocou-se pessoalmente ao parlamento para pedir o levantamento da imunidade aos dois deputados indiciados pela justiça.

Recorde-se que o jovem deputado José Miguel Dias (Zé N’Pu) envolvido no caso ligado aos salários dos pensionistas e reformados. A vara crime do tribunal regional de Bissau, tinha agendado o julgamento do referido processo, mas o deputado não compareceu e razão pela qual a sessão do julgamento foi adiada para o mês de Outubro do ano em curso.

Entretanto, o parlamento ficou para debater ainda esta semana o caso do deputado Gabriel Lopes Só, também da bancada do PAIGC (no poder).

De lembrar que a vara crime do Tribunal Regional de Bissau, julgou e condenou Gabriel Lopes Só, na qualidade do gerente da empresa Nova Gráfica, e por crimes de administração danosa e abuso de confiança, pela qual foi aplicada uma pena de oito anos de prisão efetiva.

Ainda foi condenado pelo tribunal a restituir a empresa Nova Gráfica, a importância de 194.204.224 (Cento noventa e quatro milhões, duzentos e quatro mil, duzentos e vinte e quatro), francos CFA, bem como a pagar igualmente uma indemnização a favor da empresa no valor de 17 milhões de Francos CFA.


O deputado Gabriel fora condenado igualmente num outro processo pelo tribunal do comércio relativo a empresa “GETRAN-GB”, sobre o qual vai restituir a empresa uma soma de cerca de 400 milhões de Francos CFA. Com Odemocrata

10 comentários :

  1. Patchy Patchy Gomes A lei é lei, ném os deputados estao em cima da lei. Se houver qualquer necessidade desta netureza os deputados devem ser os primeiros a dar exemplo, pedindo o levantamento da imunidade sem aguardar para que o Procurado Geral deslocar-se ao parlamento. pouca vergonha tém limiti.

    ResponderEliminar
  2. Sabino Mboto Pois, é isso que espero para todos os Guinenses, porque não é basta dizer justiça sem a sua complementaridade, na verdade a pagina está virada ora viva......Neste sentido lembra que os deputados são eleitos pelo povo e em consequência têm a responsabiliadade de representar o memso povo de uma forma exemplar respeitando as leis.
    Na vida há sempre primeira vez. Existem dúvidas, medo, perguntas e mobilizações.......

    ResponderEliminar
  3. Maximino Dos Santos Mendonça Merecemos pessoal, a Guiné nao tem que continuar refém de maus designios de um punhado dos "ditos guineenses", que nao querem vé-la progredir. Grandes mudanças, exigem muita coragem e tomada de decisoes fortes. Só agindo de maneira diferente e corajosa é que se obtém resultados apreciáveis em termos de mudança. Detractores di nó terra ca bó brinca cu "guiguis", anós no duro. Parabéns aos deputados.

    ResponderEliminar
  4. “Sempre que lhe seja requerido o levantamento da Imunidade Parlamentar a um Deputado, desde que não haja ligação entre os actos cometidos e o exercício do mandato parlamentar, a ANP não pode, nem deve deixar de autorizar esse levantamento, sob pena de a sua atitude constituir uma obstrução da justiça – que é, obviamente, um crime.

    ResponderEliminar
  5. Guiné-Bissau levanta imunidade a deputado investigado pela justiça

    A Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau decidiu levantar a imunidade parlamentar ao deputado José Dias, do PAIGC, para que possa responder perante a justiça num processo-crime financeiro, disse à Lusa fonte da ANP.

    A decisão foi tomada por votação secreta e decorreu na última noite após debate iniciado às 10:00 de quarta-feira, que se prolongou por 14 horas.

    No final, 56 deputados pronunciaram-se a favor do levantamento da imunidade a José Dias, 33 votaram contra e três abstiveram-se.

    O caso em análise foi o primeiro de um conjunto de quatro deputados sob investigação para os quais a justiça guineense pediu levantamento de imunidade, sendo que a ANP vai hoje continuar a discutir os restantes processos.

    O presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, elogiou "o sentido de responsabilidade, a dignidade e o respeito" com que os deputados analisaram o processo.

    A imunidade parlamentar de José Dias fica suspensa entre 16 de agosto e 16 de fevereiro de 2016, mas apenas para responder no processo em que é investigado.

    Cipriano Cassamá anunciou que hoje os debates vão centrar-se na discussão do levantamento de imunidade ao deputado Gabriel Sow Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), este já condenado a oito anos de prisão, também num processo-crime de natureza económica.

    ResponderEliminar
  6. Plinio Gomes À imunidade qualquer que seja, quando é solicitada é porque há suspeita. Quando a justiça suspeita um cidadão detentora de uma certa imunidade, é essa mesma pessoa quem deve, em nome de uma certa dignidade, se meter à disposição da justiça para lavar o seu nome. É uma questão de honra. Essa qualidade que alguns não têm e se refugiam atrás da imunidade para não prestar contas. À imunidade protege a instituição mas não os corruptos, ladrões e assassinos. Quem protege um faltoso é cúmplice e consequentemente um trapaceiro que tem algo a esconder.

    ResponderEliminar
  7. Maria Do Rosarialopes Damoura Concordo plenamente quem nao deve nao teme e um acto digno a quando a justica nos chamar para esclarecer qualquer asunto q seja nos mesmo em questao temos obrigacao etica e moral de colicarnos a dispor sem apelar a artimanhas q so e apontada a corruptos para escapar a JUSTICA ELA TARDA MAIS CHEGA

    ResponderEliminar
  8. Guiné-Bissau quer julgar dois deputados por fraude e gestão danosa

    Dois dos deputados da Guiné-Bissau em relação aos quais o Ministério Público pediu levantamento de imunidade parlamentar são suspeitos de fraude e de gestão danosa, indicou hoje à Lusa fonte da Comissão de Ética do hemiciclo.

    ResponderEliminar
  9. Vários parlamentares estão na mira da Justiça, disse outra fonte ligada às investigações, e poderão avançar novos pedidos para suspensão de imunidade.

    No entanto, até agora, só dois processos chegaram à Comissão de Ética: os de José Miguel Dias e de Gabriel Sow, ambos da bancada do PAIGC.

    Na última noite, o parlamento votou a favor do levantamento da imunidade de José Miguel Dias para que possa responder num caso em que é arguido com mais 20 pessoas, acusadas de fraude com dinheiros de pensionistas.

    O caso remonta a 2011, altura em que Miguel Dias era alto funcionário do Ministério das Finanças e o julgamento já está agendado.

    A votação relativa a Gabriel Sow esteve prevista para hoje, mas acabou por ser adiada.

    ResponderEliminar
  10. Também deputado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), Gabriel Sow está a ser investigado num processo já julgado pela vara-crime do Tribunal Regional de Bissau, em que é responsabilizado pela gestão danosa em três sociedades.

    Antigo conselheiro económico do ex-primeiro-ministro guineense Carlos Gomes Júnior, Gabriel Sow foi condenado na primeira instância a oito anos de prisão e ao pagamento de uma indeminização aos seus ex-sócios de mais de 200 milhões de francos CFA (305 mil euros).

    O deputado contestou a sentença no Tribunal de Relação, que lhe deu razão no caso, ao que os seus antigos sócios recorreram junto do Supremo Tribunal de Justiça que confirmou a sentença condenatória.

    Inconformado com a decisão do Supremo, Gabriel Sow recorreu novamente, desta feita junto do Tribunal da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), que ainda não se pronunciou sobre o caso.

    Fonte da Comissão da Ética do Parlamento indicou à Lusa que a instância "quer estudar bem" toda tramitação conjugando os dispositivos dos tribunais internos e os comunitários.

    Caso Gabriel Sow tenha a imunidade parlamentar levantada, poderá ser automaticamente detido, disse à Lusa um jurista ligado ao hemiciclo guineense.

    O parlamento guineense deve entrar de férias a partir desta sexta-feira e retomar os trabalhos em outubro.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.