segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Guiné-Bissau e a China estabeleceram parceria

A instalação de uma indústria de conservação e redes de distribuição de pescado a nível da Guiné-Bissau deve ocorrer em breve, anunciou sexta-feira o secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, Ildefonso Barros.

O governante, que falava perante uma delegação de empresários da província chinesa de Jiangsu – de visita ao país desde o dia 26 – acrescentou que estes são os grandes compromissos assumidos pelo governo e o seu parceiro chinês, a Companhia Nacional de Pesca Marítima da China (CONAPEMAC), através de um protocolo de acordo rubricado.
“O processo está muito avançado e espero que em breve possamos ter o privilégio de assistir ao início dos trabalhos de construção”, revelou o secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, indicando que a futura indústria pesqueira fica localizada em Bissau, junto às instalações onde funciona a CONAPEMAC.

As câmaras frigoríficas para a conservação do pescado destinado à distribuição a nível nacional vão ser igualmente instaladas no espaço da companhia chinesa que abastece o mercado guineense com mil toneladas anuais de pescado, informou na ocasião o director-adjunto da Secretaria das Pescas, Smiley Ferreira.

“Temos em perspectiva a construção de uma infra-estrutura que terá entre outros, câmaras frigoríficas com capacidade de armazenamento de duas mil toneladas de pescado, uma fábrica para a produção diária de cem toneladas de gelo e armazém de materiais e equipamentos para o apoio à pesca artesanal”, disse Smiley Ferreira.

Antes do encontro com o responsável do pelouro das Pescas, a delegação chinesa manteve um breve encontro com o director-geral do Comércio da Guiné-Bissau, Jaimentino Có, a quem manifestou o interesse da província de Jiangsu em receber a castanha de caju guineense.


O chefe da delegação chinesa, Zhang Song Ping, disse que a província de Jiangsu possui uma população de mais de 88 milhões. “Portanto, é um grande mercado para a comercialização da vossa castanha”, estimou.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.