quarta-feira, 18 de maio de 2016

A Guiné-Bissau representada na primeira sessão ordenaria do Parlamento da CEDEAO do ano 2016

Os deputados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciaram terça-feira os trabalhos da Primeira Sessão Ordenaria do ano 2016, para apreciação e votação dos relatórios sobre a situação socio-política das comunidades dos 15 países membros da organização, na qual a Guiné-Bissau faz parte.

Mustapha Lo Cisse, Presidente do Parlamento da CEDEAO enfatizou sobre a necessidade de uma vigilância e cooperação reforçada para eliminar o terrorismo, o respeito dos direitos humanos com destaque a livre circulação de pessoas e bens no espaço da CEDEAO com visita a estabilidade regional.

A Presidente do Tribunal de Justiça da CEDEAO, a guineense Maria do Ceu Silva Monteiro disse: “por constituir um mecanismo fundamental para enfrentar os desafios da deriva secundária, da livre circulação de pessoas e bens, da miséria e ostracismo das minorias, do combate ao narcotráfico e de incalculáveis problemas que põem em causa os direitos humanos na sub-região não há tempo a perder˝.

Por sua vez o Presidente do Senado da Nigeria, BukolaSaraki, também se associou aos discursos tendo prometido apoio da sua instituição na luta a favor das reformas para um Parlamento ao serviço comunitário.


A Guiné-Bissau está representada por quatro deputados, dois do PAIGC Adja Satú Camara e Rui Diã Sousa e dois do PRS Martina Moniz e Nbumhi Incada com exceção do Califa Seide líder da bancada parlamentar do PAIGC, que não compareceu na sessão da CEDEAO, devido a crispação politica no PAIGC e que paralisou algumas instituições do país. Com rispito

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.