quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O Governo da Guiné-Bissau e os parceiros de desenvolvimento analisam processo de reforma em curso no país

O governo reuniu esta quarta-feira diferentes parceiros do desenvolvimento entidades do país para analisar processo de reforma em curso na administração pública guineense

A reunião foi realizada numa altura em que se verifica um bloqueio na ANP devido as divergências entre os dois maiores partidos do país (PRS e PAIGC).

Depois de o historial que conduziu a elaboração de projectos que levou a elaboração de política e de estratégia no domínio da reforma e a modernização na administração pública, o ministro de estado da presidência do conselho de ministros e dos assuntos parlamentares, Aristides Ocante da Silva, disse que a reforma é considerada de pré condição de todos os processos que o governo pretende levar a cabo com vista a um desenvolvimento sustentável.

“Para o executivo a reforma da administração pública constitui uma via para a boa governação cuja concretização passa pela elaboração de um plano tendo como componentes o redimensionamento dos efectivos da função pública, a desconcentração e a descentralização, a simplificação de procedimentos, a aplicação de uma política salarial motivadora, a revisão dos sistema do trabalho”, explica.

Para Tumane Baldé, Ministro da Função Pública, a reforma só é feita com uma vontade política de governantes e de toda a camada da população e com o apoio devido dos parceiros do desenvolvimento.

“É justo evidenciar a importância que a reforma na administração pública tem para o desenvolvimento e para a construção de um estado de direito”, disse.


Nesta reunião estavam presentes os membros do governo, os principais parceiros de desenvolvimento do país, os centrais sindicais, os empregadores e os representantes do parlamento. Com a Rádio Sol Mansi

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.