quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Secretário-executivo da CPLP diz que morte de negociador não prejudica conversações em Moçambique

O secretário-executivo da CPLP manifestou-se hoje confiante no êxito das negociações de paz em Moçambique e defendeu que a morte de um negociador da Renamo não irá prejudicar o processo.

Questionado sobre o homicídio, em Maputo, de Jeremias Pondeca, negociador da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo, principal partido da oposição) nas negociações de paz com o Governo, Murade Murargy disse tratar-se de um acontecimento que pode acontecer a qualquer um, não devendo ser associado "ao problema da negociação da paz".

"Estou convencido de que as partes envolvidas estão num bom caminho", reiterou Murargy, que falava aos jornalistas à margem de um seminário sobre os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Assembleia da República, em Lisboa.

Durante o seminário, o secretário-executivo, que é moçambicano, disse pensar "todos os dias" nos processos de paz na Guiné-Bissau e em Moçambique.

"Os nossos povos já sofreram bastante, é momento de pensarmos no nosso desenvolvimento económico e social. Tem de haver condições de paz e estabilidade", disse depois nas declarações aos jornalistas.

Murargy manifestou-se confiante de que tanto a Guiné-Bissau, com o acordo assinado que está "a caminhar bem", como Moçambique têm grande potencial.


"Penso que muito em breve Moçambique vai encontrar a sua paz e estabilidade", disse aos jornalistas. Com a Lusa

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.