domingo, 15 de janeiro de 2017

A Selecção Nacional da Guiné-Bissau-"Os Djurtus" empata com o Gabão (1-1) na estreia no CAN

A Guiné-Bissau estreou-se este sábado no CAN-2017 com um empate a um golo diante da seleção anfitriã, o Gabão.

Aubameyang fez o 1-0 aos 53 minutos, mas aos 90+1 Juary Soares fez o empate para os guineenses. Com este resultado, Gabão e Guiné-Bissau somam ambos 1 ponto no Grupo A.

A Guiné-Bissau surpreendeu o anfitrião, Gabão, com um empate a um golo de 90 minutos no primeiro jogo da Taça das Nações Africanas, em Libreville, no sábado. Gabão foi preparado para comemorar o começo do torneio até que o zagueiro Juary Soares voltasse para casa depois de uma cobrança de falta de 90 minutos, o que permitiu aos outsiders um ponto dramático de seu primeiro jogo em um grande torneio. "Estamos muito, muito felizes", disse o técnico da Guiné-Bissau, Baciro Candé. "Agora temos a motivação para ir o mais longe possível."

O recente bombardeio da Guiné-Bissau no Stade de l'Amitie de Libreville silenciou uma multidão de gaboneses que começou o jogo com aplausos para o controverso presidente do país, Ali Bongo Ondimba. O jogador estrela do Gabão, Pierre-Emerick Aubameyang, elevou o nível de ruído ainda mais alto com um gol no início do segundo tempo para colocar os anfitriões em curso para uma vitória na primeira jornada. O gol de Soares veio de um pontapé livre da própria estrela da Guiné-Bissau, Zezinho. Enquanto o cabeçalho de Soares se esgueirava para o canto da rede, ele se afastou para celebrar, perseguido por seus exuberantes companheiros de equipa, e os fãs do Gabão ficaram em silêncio.

A paixão e a emoção rapidamente se transformaram em exasperação, quando o Gabão fez poucos progressos no primeiro tempo, com a Guiné-Bissau confortavelmente segurando o seu próprio. As lutas de Gabão foram epitomized quando o dianteiro Malick Evouna, completamente desmarcado na borda da caixa, tropeçou sobre a bola. O ex-treinador espanhol José Antonio Camacho reviveu a sua equipa no Gabão na metade do tempo, e começaram a segunda metade de forma muito mais promissora. Denis Bouanga acertou um remate de zagueiro que foi empurrado para longe pelo guarda-redes da Guiné-Bissau pouco antes de fornecer o passe para Aubameyang para marcar o primeiro golo do torneio aos 52 minutos.

Enquanto celebrava, Aubameyang colocou a mão em sua orelha, como se quisesse perguntar à multidão por que eles haviam parado de aplaudir na primeira metade. No final, porém, a maioria dos fãs do Gabão tinha ficado em silêncio novamente, enquanto alguns booed.

"É muito difícil vencer a primeira partida nesses torneios", disse Camacho. "Para a próxima partida, temos que lutar com dentes e unhas."

No outro jogo de sábado, também no Grupo A, o Burkina Faso chegou tarde para ganhar um empate afortunado com os Camarões.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.