quarta-feira, 1 de março de 2017

O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento retoma projectos de reabilitação de estradas da Guiné-Bissau

O Projecto de Reabilitação das estradas da capital, Bissau, executado no quadro da cooperação com o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) vai prosseguir a partir deste mês, disse terça-feira o ministro da Economia e Finanças, João Adadje Mamadu Fadia.

Em declarações à imprensa, depois da conclusão das negociações com a delegação do BOAD que esteve no país, Fadia afirmou que as dívidas contraídas com as empresas construtoras, no valor de três bilhões de Francos CFA, serão pagas para permitir que estas concluam os seus trabalhos.

“Mas, paralelamente a esta situação, o acordo com BOAD desbloqueia todos os projectos que estavam em vias de financiamento”, refere o Ministro para citar o arranque do alcatroamento, ainda este ano, do troço que liga Buba à Catió (sul do país) e o projecto de produção de cereais nas regiões de Oio e Cacheu (ambos no norte).

Segundo o Ministro da Economia e Finanças, o BOAD vai financiar um projecto de fornecimento de energia eléctrica à Guiné-Bissau, no quadro da Organização para a Valorização da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG).

 Em relação as dívidas vencidas com este Banco sub-regional, relativas aos projectos em curso, o governante informou que as partes acordaram a sua reestruturação e reescalonamento num prazo de oito anos, com três anos de moratória.

O Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD) esteve no país, a pedido do executivo guineense, para discutir reescalonamento das dívidas já vencidas.


O BOAD suspendeu a sua assistência financeira à Guiné-Bissau, até antes deste encontro, devido ao atraso no pagamento da dívida do país para com o Banco no valor de trinta mil milhões de Francos CFA. Com Agencia de Noticias da Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.