quarta-feira, 15 de março de 2017

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau,Jorge Malu, defende revisão do acordo com Senegal

O Ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu hoje a revisão do “Acordo de Gestão e Cooperação” da Zona Marítima Comum, entre Guiné-Bissau e Senegal, satisfazendo os interesses dos dois países.

 Jorge Malú proferiu estas declarações, na cerimónia de abertura dos trabalhos da Comissão guineense-senegalesa de Avaliação e Renegociação do Acordo de Gestão e Cooperação do espaço marítimo conjunto entre os dois países.

“Volvidos duas décadas de vigência deste Acordo, a parte guineense entende ter chegado o momento de revisitá-lo, no propósito de sua adaptação a realidade actual e de proceder a sua melhoria”, acrescenta o chefe da diplomacia guineense.

Por fim, pediu as delegações dos dois países a saberem interpretar os sentimentos dos seus povos e dos respectivos Presidentes da República.

Por sua vez, o Embaixador de Senegal de Senegal, em representação do seu governo, assegurou que o encontro visa, sobretudo fazer o balanço de duas décadas de cooperação e melhorar o conteúdo do Acordo em prol dos dois países.

Sheikh Tidiane Thiam realçou o facto de a Guiné-Bissau e Senegal “escolherem a cooperação na gestão dos recursos que têm em comum”.

De acordo com os especialistas, a referida zona é rica em recursos pesqueiros e petrolíferos.


 O Acordo de Cooperação e Gestão da Zona Marítima Comum entre as Repúblicas da Guiné-Bissau e do Senegal foi assinado pelos chefes de Estado dos dois países em 1993 e dois anos depois foi criada uma agência para a gestão e exploração de recursos haliêuticos e minerais. Com Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.