sábado, 15 de abril de 2017

Portugal: Chefes da PJ nas mãos de barões da droga

Inspetor-chefe Ricardo Macedo e ex-coordenador Dias Santos acusados de receber milhares de redes de tráfico.

Tinham como missão combater ao mais alto nível o tráfico de droga em Portugal. Mas, segundo a acusação do Ministério Público, o inspetor-chefe Ricardo Macedo e o ex-coordenador Dias Santos, da Judiciária, recebiam dezenas de milhares de euros de traficantes. Os subornos serviam para comprar informações sobre futuras operações da PJ que visassem as redes de tráfico.

Os dois históricos da PJ integram a lista de 29 arguidos agora acusados pelo Ministério Público por tráfico, associação criminosa e corrupção ativa e passiva. Nesta lista consta ainda José da Silva, cabo-chefe da GNR de Torres Vedras, cúmplice de Ricardo Macedo. Os três polícias estão em prisão domiciliária. E há ainda sete arguidos em fuga, todos eles traficantes.

No decurso da operação Aquiles, a Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária conseguiu apreender mais de 900 quilos de cocaína, 30 de haxixe, diversas viaturas e ainda milhares de euros em dinheiro.

Tanto Dias Santos – já na reforma – como Ricardo Macedo mantinham relações próximas com alguns barões da droga, nomeadamente Franquelim Lobo e Manuel Manero. O antigo coordenador Dias Santos receberia mesmo uma avença pelo fornecimento de informações aos suspeitos. As autoridades detetaram largas dezenas de milhares de euros em contas bancárias dos dois elementos da PJ, bastante superiores aos ganhos auferidos por cada um.

O fornecimento destas informações terá prejudicado – e até mesmo abortado – diversas operações que tinham como alvo as redes de traficantes. Com Correio da Manhã

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.