segunda-feira, 20 de novembro de 2017

GOVERNO DE JAPÃO DOA 1 BILHÃO DE FRANCOS CFA PARA CANTINAS ESCOLAR

O governo japonês e o Programa Alimentar Mundial (PAM) sediada na Guiné-Bissau rubricaram esta segunda-feira (20 de Novembro) um acordo de cooperação orçado em 1 bilhão e 300 milhões de francos CFA para apoiar o programa cantina escolar e tratamento da desnutrição.

O acordo foi assinado pela conselheira da embaixada de Japão e a representante do PAM no país na presença do ministro dos negócios estrangeiros.

Após a assinatura, o ministro Jorge Malu reconheceu que a contribuição dessas instituições vai permitir a criação de condições para a estabilidade. A estabilidade politica e a segurança alimentar são dois elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável. Essa vossa contribuição vai criar condições para que haja estabilidade necessária”.

Para a representante do PAM no país Kiwumi Kawaguchi apoio contribuirá para tratamento da desnutrição aguda moderada de mais de 2 mil crianças de 6 a 59 meses em Oio, Bafatá e Gabú, consideradas regiões com maiores índices de desnutrição no país.

Por outro lado assegurou que PAM nos últimos dez anos tem contribuído para o programa da cantina escolar com mais de 173.000 alunos em mais de 750 escolas representando aproximadamente 60% do total de alunos matriculados em escolas primárias em oito das nove regiões do país, excepto capital Bissau.

Entretanto, a representante do governo de Japão Keiko Egusa sublinha que o financiamento visa apoiar esforço do governo para garantir fortalecimento de bases de desenvolvimento económico e social do país. “ A própria Guiné-Bissau passou por tempos difíceis de uma maneira diferente, tendo enfrentado e até muito recentemente te várias crises politicas. No entanto, a estabilidade politica e a segurança alimentar são dois elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável de um país”, acrescenta.


Segundo dados de PAM, estima-se que 70 mil pessoas em 200 comunidades serão beneficiadas directamente com esse apoio durante 2018 incluindo 50 mil crianças em idade escolar. Com a Radio Sol Mansi

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.