domingo, 21 de janeiro de 2018

20 de Janeiro - Dia dos Heróis Nacionais, Deposição de coroa de flores no Mausoléu Amílcar Cabral.

Um acto simbólico, mas muito importante homenagear aqueles que deram as suas vidas e fizeram tudo pelo nosso país

O Presidente da República, José Mário Vaz, lembrou aos guineenses que se hoje a Guiné-Bissau tem Hino, Bandeira e território, foi graças aos esforços dos combatentes da liberdade da pátria, sepultadas no interior da Fortaleza de Amura. O Chefe de Estado guineense falava à imprensa a margem da comemoração do dia dos heróis nacionais, 20 de Janeiro, uma data que assinala o dia em que fora assassinado o fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral, em Conakry (Guiné-Conakry) em 1973.

Para a comemoração da data [Dia de Heróis Nacionais] em homenagem a todos os combatentes da liberdade da pátria que deram as suas vidas para a independência da Guiné-Bissau do jugo colonial, faz-se a depositação de coroas de flores no Mausoléu Amílcar Cabral que se encontra no Estado-Maior General das Forças Armadas (Amura) em Bissau, onde igualmente foram sepultados alguns comandantes históricos da luta de libertação nacional bem como os defuntos Presidentes da República, Malam Bacai Sanhá e Dr. Koumba Yalá.

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau fez-se acompanhar pelos seus conselheiros, como também do ministro do Estado do Interior do governo demitido. José Mário Vaz foi recebido pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Na N’Tan.
Após a cerimónia de deposição de coroas de flores e de visita ao salão de reunião do Estado-Maior General das Forças Armadas, Vaz recordou na sua declaração aos jornalistas que foi graças a dedicação desses homens (combatentes) que os guineenses tornaram-se livres e independentes e daí a obrigação de rendê-los homenagens.

“Venho aqui na qualidade do primeiro magistrado da nação para dizer mais uma vez, obrigado aos nossos heróis nacionais por tudo quanto fizeram para o país. É triste um dia como hoje, vir aqui ver-lhes deitados, onde estão. Ontem fizeram tudo pelo nosso país e o povo guineense”, lamentou José Mário Vaz.

Questionado sobre a data da nomeação do novo Primeiro-ministro, Chefe de Estado escusou-se falar da situação política vigente no país.

“Temos tempo e vamos falar sobre a situação política no momento oportuno e peço vos que me deixem sinceramente concentrar sobre a memória daqueles que fizeram com que hoje eu fosse Presidente da República, refiro-me aos heróis nacionais”, rematou o presidente José Mário Vaz. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.