terça-feira, 3 de março de 2020

O presidente da Guiné-Bissau, General Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo, conferiu posse ao novo Governo chefiado pelo Primeiro-Ministro Eng. Nuno Gomes Nabiam


O presidente democraticamente eleito da Guiné-Bissau, General Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo, conferiu posse ao novo Governo chefiado pelo Primeiro-Ministro Eng. Nuno Gomes Nabiam, numa cerimónia que se realizou no Palácio da Republica, em Bissau.


Tomaram posse os Ministros e os Secretários de Estado.



Elenco Governamental da Guiné-Bissau


O novo Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, admitiu que herdou uma Guiné-Bissau profundamente dividida do ponto de vista social e étnico.

Nabiam disse no seu discurso que as sucessivas campanhas eleitorais e o desespero dos candidatos têm levado o país a utilizar de maneira negativa as suas diferenças culturais e sociais.

Lembrou que as eleições legislativas de março de 2019 não qualificaram o peso das diferentes forças políticas do país, pelo que o povo obrigou os atores políticos a uma partilha do poder.

Explicou que o primeiro ensaio desta partilha, com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) não funcionou, porque não conseguiu interiorizar o conceito de partilha do poder.

Assegurou que a mensagem do povo voltou a ser a mesma nas eleições presidenciais de novembro último e a oposição percebeu a mensagem, decidiu experimentar uma coligação e para a surpresa da comunidade internacional ganhou eleições de forma folgada.

Sobre a campanha de caju, Nabiam promete diligências para o sucesso da comercialização da castanha que representa mais de 80 por cento das receitas de exportações globais do país.

“Uma dependência muito séria que fragiliza a nossa economia e por esta razão, a campanha de castanha tem que correr bem, para que no momento do balanço final, todos os atores que nela participam ganhem rendimento”, enfatizou.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.